A ECONOMIA DISTRIBUÍDA COMO IMPULSIONADORA DA SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO DE MODA: desdobramentos desta relação, tomando como base Curitiba-PR

Autores

  • Janice Accioli Ramos
  • AGUINALDO DOS SANTOS
  • Mônica Moura

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa realizada com cinco marcas de moda em Curitiba, Paraná,
sobre a economia distribuída e a moda, como objetivo mostrar como estão as práticas de tais
marcas quanto a estes fatores, e o relacionamento entre eles, em prol da sustentabilidade. Dentro
deste contexto, foram especificadas, através de entrevistas, fotos e dados da internet, as
similaridades e as deficiências encontradas e a classificação das marcas em níveis, quanto aos dois
itens em questão, além de trazer possíveis soluções para as deficiências. Pelos resultados obtidos,
observa-se que a relação em foco possui relevâncias como a atenção ao ciclo de vida de um
produto de moda; responsabilidade socioambiental; parcerias com universidades; projetos para a
melhoria e geração de renda de pessoas marginalizadas; resgate de técnicas têxteis antigas. Com a
continuidade destas práticas, pode-se obter uma perspectiva mais favorável ao fortalecimento do
contexto sustentável na moda.

Palavras-chave: design; moda; sustentabilidade; economia distribuída.

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Publicado

2024-12-24