Análise de estampas comercializadas no Mercado do Ver-o-Peso em Belém/PA: associações com a Semiótica da Cultura

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-262

Autores

  • Paulo Juan Valente da Silva

Resumo

O presente trabalho tem como tema a relação entre a produção em Design de superfície e o campo da Semiótica da Cultura. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a produção em estampas pelos conceitos observados na vertente da Semiótica da Cultura, a partir de análise dos aspectos visuais e temáticos de estampas aplicadas a produtos de moda comercializados no Mercado do Ver- o-Peso, na cidade de Belém – PA. Neste trabalho, de caráter explicativo, buscou-se expor como podem ser observados os conceitos de semiosfera, sistemas modalizantes, expressão e conteúdo, e códigos nas características da linguagem visual de estampas. A pesquisa indica a possibilidade de estudos sobre o Design de superfície pelo viés da Semiótica da Cultura, no que tange ao desenvolvimento de uma análise semiótica a qual considere elementos estético-formais como signos comunicacionais em Design, direcionados à transmissão de aspectos culturais.

Palavras-Chave: design; semiótica; cultura; estampas; ver-o-peso.

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Publicado

2024-12-24