ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS DAS REVISTAS CAPIXABAS DURANTE AS DÉCADAS DE 1910 A 1980.

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-261

Autores

  • Júlia Ramos Brito
  • Letícia Pedruzzi Fonseca

Resumo

Este artigo apresenta a análise da representação das mulheres em anúncios publicitários de revistas capixabas ao longo das décadas de 1910 a 1980. Foram analisados 29 títulos e 3248 anúncios, utilizando como base uma proposta metodológica de análise da representação das mulheres em anúncios. Os resultados mostram que as mulheres foram retratadas principalmente nas categorias "a mulher consumidora de produtos de beleza" e "a mulher bonita e atraente", sendo que as principais tipologias de anúncios com essas representações eram medicamento e beleza. Quanto à análise gráfica dos anúncios, predominaram: a ausência de bordas; o uso de tipografias para informações textuais; ilustrações pictóricas naturalistas, disjuntivas e com gama estendida; além de anúncios heterogêneos e monocromáticos na cor preta. Os resultados contribuem com os estudos da memória gráfica problematizando o papel do design na construção de representações de gênero.

Palavras-Chave: anúncios publicitários; representação da mulher; revistas capixabas.

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Publicado

2024-12-24