A NOÇÃO DE CRIATIVIDADE NO CONTEXTO CAPITALISTA DE PRODUÇÃO: um olhar crítico para o Campo do Design

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-258

Autores

  • Camille Vignal Frota
  • Fabiana Oliveira Heinrich

Resumo

Neste artigo, objetivamos contextualizar a noção de criatividade na estrutura produtiva do sistema capitalista, demonstrando a importância da dimensão simbólica para a consagração hegemônica do "ser distintamente criativo" e como a prática de Design é parte desse fenômeno. Consideramos que o trabalho projetual do designer é moldado, dialeticamente, pela prática capitalista contemporânea e, assim, buscamos desmistificar a dimensão mercadológica dessa noção que impacta diretamente o trabalho produtivo característico do Campo do Design. Para desenvolver esta investigação, a Teoria Crítica foi adotada como abordagem metodológica em uma revisão bibliográfica qualitativa, dividida em duas partes: Sobre a Noção de Criatividade e A Influência das Relações Simbólicas na Produção “Criativa”. Com esse processo, foi possível contribuir para o estado da arte sobre a criatividade hoje, visualizando o impacto de fenômenos sociais na práxis do projetar.

Palavras-Chave: Criatividade; Campo do Design; Crítica Social.

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Publicado

2024-12-24