(IN)ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA COGNITIVA: perspectiva de integração em prol da inclusão digital
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-83
Resumo
O presente estudo aborda a problemática da (in)acessibilidade enfrentada por pessoas com deficiência (PcDs) na interação com conteúdos e soluções digitais, correlacionando as áreas de Acessibilidade e Ergonomia Cognitiva (EC). As pesquisas sobre Acessibilidade Digital englobam análises de acessibilidade, identificação de erros, recomendações de boas práticas e avaliações de sites governamentais e universitários, com foco na experiência do usuário. Foi realizado estudo bibliográfico para investigar a interseção entre acessibilidade digital e ergonomia cognitiva. Apesar da escassez de publicações centradas em acessibilidade digital na perspectiva da ergonomia cognitiva, evidencia-se uma forte relação entre essa disciplina e o design, principalmente na perspectiva da experiência do usuário final. Propõe-se direcionar a análise ergonômica cognitiva para profissionais de desenvolvimento de software, visando compreender e mitigar as barreiras na construção de soluções de TI acessíveis, contribuindo para a inclusão digital.
Palavras-Chave: inacessibilidade digital; ergonomia cognitiva; design inclusivo.