A ECONOMIA DISTRIBUÍDA COMO IMPULSIONADORA DA SUSTENTABILIDADE NO TRABALHO DE MODA: desdobramentos desta relação, tomando como base Curitiba-PR
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-160
Resumo
O presente artigo trata de uma pesquisa realizada com cinco marcas de moda em Curitiba, Paraná, sobre a economia distribuída e a moda, como objetivo mostrar como estão as práticas de tais marcas quanto a estes fatores, e o relacionamento entre eles, em prol da sustentabilidade. Dentro deste contexto, foram especificadas, através de entrevistas, fotos e dados da internet, as similaridades e as deficiências encontradas e a classificação das marcas em níveis, quanto aos dois itens em questão, além de trazer possíveis soluções para as deficiências. Pelos resultados obtidos, observa-se que a relação em foco possui relevâncias como a atenção ao ciclo de vida de um produto de moda; responsabilidade socioambiental; parcerias com universidades; projetos para a melhoria e geração de renda de pessoas marginalizadas; resgate de técnicas têxteis antigas. Com a continuidade destas práticas, pode-se obter uma perspectiva mais favorável ao fortalecimento do contexto sustentável na moda.
Palavras-chave: design; moda; sustentabilidade; economia distribuída.