EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA EM DESIGN: Integrando Valores Humanísticos e Perspectivas Múltiplas
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-30
Resumo
Este artigo defende uma abordagem de ensino design transformadora, que integra valores humanísticos e múltiplas perspectivas para preparar os alunos para os desafios complexos do século 21. Buscamos adotar uma abordagem sistêmica e multiplicadora, baseada na Filosofia do Design proposta por Beccari, Portugal e Padovani (2017). Nosso objetivo é examinar como o ensino do design pode ser enriquecido ao adotar uma abordagem como o Ensino Ágil (2021), que valorize a dimensão humana, a multiplicidade de perspectivas e interação com outras áreas de conhecimento. Ao fazê-lo, esperamos destacar a importância de promover uma formação em design que seja reflexiva, crítica e orientada para a construção de uma sociedade mais inclusiva, sustentável e culturalmente consciente.
Palavras-Chave: ensino do design; filosofia do design; metodologias pedagógicas.