DO IMPRESSO PARA O DIGITAL: o papel de ilustrações em aplicativos mobile para o ensino de coreano
Resumo
Devido aos avanços tecnológicos, os espaços que antes eram apenas físicos, hoje também são digitais, mas ainda são poucas as pesquisas voltadas ao papel das ilustrações nestes novos espaços. A partir disso, e da abundância de elementos imagéticos observados em aplicativos para ensino de coreano, indagou-se: as classificações pré-existentes de ilustrações, atreladas a materiais impressos, podem contemplar também um contexto digital de aplicativos mobile? Os resultados alcançados foram compatíveis com a hipótese inicial, pois as classificações materiais impressos contemplaram também o meio digital, mas foi necessário a realização adaptações. Por fim, ressalta-se a relevância de identificar esses papéis em espaços digitais, principalmente em contextos educativos, pela possibilidade de criação de designs mais críticos, assertivos e embasados, sendo importante que desenvolvedores de materiais educativos explorem o potencial das funções observadas ao criarem novos recursos, principalmente das que dizem respeito a possível melhora cognitiva da aprendizagem.
Palavras-Chave: papéis ilustração, aplicativos, ensino, dispositivos móveis e coreano.