DESIGN E EDUCAÇÃO: uma abordagem lúdica acerca do ensino da Matemática
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-22
Resumo
Partindo de um problema observado na educação brasileira em relação à dificuldade de compreensão da Matemática, o presente projeto objetivou criar uma ferramenta de Design que contribui e auxilia os educadores no processo de ensino-aprendizagem e minimize a defasagem educacional observada na disciplina de Matemática, sendo destinada aos alunos 8º ano da Escola Municipal de Periperi, em Salvador. A respeito da metodologia utilizada, foi feita uma revisão bibliográfica de materiais relacionados ao tema, entrevistas com profissionais da instituição e o uso do método aberto de Anthero (2005). Assim, foi possível dar concretude um jogo de tabuleiro que visa reduzir nível de abstração da Matemática aos alunos e que pode ser aplicada como uma ferramenta de auxílio e didática pelo professor com esses estudantes. Os resultados poderão servir como base para pesquisas futuras, a fim de ser aplicado em outros contextos escolares.
Palavras-Chave: design; matemática; jogos de tabuleiro.