DESIGN E EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: proposta metodológica para avaliação afetiva de modelos didáticos tridimensionais em disciplinas da área de saúde

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-21

Autores

  • Sarah Jéssica Diniz De Sousa
  • GERMANNYA D GARCIA ARAUJO SILVA
  • THYANA FARIAS GALVAO

Resumo

O presente artigo apresenta o desenho metodológico para avaliação afetiva dos modelos didáticos tridimensionais (MDT) baseados na síntese gráfica um órgão real. Esses modelos didáticos são usados em disciplinas da área da saúde da Universidade Federal de Pernambuco. A metodologia do estudo é composta de quatro fases: Definição; Produção; Avaliação Afetiva do Artefato e, por fim, a Análise dos Resultados. Os professores que ministram as disciplinas de anatomia, histologia e fisiologia foram selecionados como público alvo. Os produtos serão fabricados por impressão 3D e a Escala de Diferencial Semântico será utilizada como instrumento de avaliação desta interação produto e usuário. A contribuição do estudo está pautada no incentivo de uso dos MDT's como ferramenta do ensino de geometria para desenvolver a capacidade visuoespacial dos alunos no ensino superior.

Palavras-Chave: modelos didáticos tridimensionais; fabricação digital; emoção; design.

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Publicado

2024-12-24