DESIGN DE JOGOS PARA EDUCAÇÃO: um estudo sobre os gêneros de jogos para educação ambiental

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-20

Autores

  • Maíza Luíza Silva Araújo
  • Lívia Flávia de Albuquerque Campos
  • Fabiane Rodrigues Fernandes

Resumo

O uso de jogos digitais como ferramenta pedagógica tem ganhado destaque no cenário educacional e na área de educação ambiental. Este artigo explora os diferentes gêneros de jogos digitais aplicados ensino de conceitos ambientais. A pesquisa investiga como os jogos são desenvolvidos para auxiliar no aprendizado dos alunos, proporcionando uma experiência educativa e interativa. Para tanto, cada jogo foi analisado com base no gênero, na mecânica, seus objetivos pedagógicos, discutindo os possíveis impactos no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Os resultados indicam que os jogos do gênero de simulação e ação, podem ser eficazes na promoção da consciência ambiental e motivação dos alunos, devido à sua capacidade de proporcionar experiências imersivas e contextos mais realistas. Este artigo contribui para a literatura existente ao fornecer uma visão das tipologias dos gêneros jogos educativos e suas aplicações na educação ambiental, oferecendo caminhos para futuros desenvolvimentos na área.

Palavras-Chave: Jogos digitais; Design de jogos; Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24