Desafios e Potencialidades no Ensino de Design de Embalagens

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-17

Autores

  • Juan de Lima Costa e Silva
  • Andre Carvalho Mol Silva
  • Lia Paletta Benatti

Resumo

O campo do design de embalagens evolui acompanhando mudanças causadas tanto pelas demandas do mercado consumidor quanto pelas inovações industriais. Tais mudanças ocasionam adaptações no ensino desta área, com impactos não tão imediatos quanto alunos e mercado demandam. Com este estudo buscou-se a identificação de desafios e potencialidades no ensino de design de embalagens para contextualizar uma visão do atual debate acerca do tema. O estudo foi realizado através uma revisão bibliográfica sistemática, analisando publicações em base de dados nacionais e internacionais, apurando desafios e potencialidades comuns relatados pelos autores. A pesquisa resultou em pontos comuns, incluindo limitações nas matrizes curriculares tradicionais e a necessidade de alinhamento com demandas industriais. Em resposta a estes impedimentos foram propostas potencialidades que, em cada contexto, visam solucionar os problemas específicos. Como conclusão, apontam-se as mudanças no ensino promovidas pela pandemia de COVID-19 além da possibilidade de estudos futuros comparando o contexto brasileiro.

Palavras-Chave: ensino de design; design de embalagens; desafios educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24