CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN NA EDUCAÇÃO: um olhar para os alunos superdotados

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-15

Autores

  • NATASSIA BARBOSA COSTA FRAZÃO
  • Fabiane Rodrigues Fernandes

Resumo

O Design, considerado atualmente como uma ciência multidisciplinar, consegue realizar conexões que ampliam seu campo de atuação e se ramificam em diversas áreas trazendo inovação e um olhar peculiar frente aos diversos embates contemporâneos. Neste trabalho busca-se aprofundar a discussão sobre como o Design pode contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos superdotados. Observa-se lacuna significativa no ensino desses estudantes no Brasil e defasagem de pesquisas científicas que colaborem para implementação de melhorias no sistema educacional. Este estudo faz uma análise qualitativa de 06 textos, selecionados sistematicamente em bases de dados robustas, mostrando que a integração de princípios do design educacional na formação de superdotados e o uso de métodos como aprendizagem combinada e sala aula invertida, aliado ao desenvolvimento contínuo dos professores para melhor compreendê-los, pode ser eficaz. Apontam os desafios e fornecem informações valiosas para aprimorar a educação dos superdotados e orientar o pesquisador em design.

Palavras-Chave: design; educação; superdotação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24