Contra Narrativa em Didática: design ativismo em prática
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-14
Resumo
O presente artigo relata a experiência didática na disciplina "Temas Emergentes em Design - Design Ativismo", ministrada presencialmente no segundo semestre letivo de 2023 junto às(os) discentes dos cursos de Design de Produto e de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná. Neste ano, buscamos expandir as discussões e as atividades das ofertas anteriores, realizadas em formato remoto, nos anos de 2020 e 2021. Inicialmente, abordamos uma conceitualização de design ativismo, fundamentada no referencial teórico da disciplina, e introduzimos noções sobre educação emancipadora. Descrevemos a abordagem metodológica/pedagógica a partir das etapas e atividades propostas estruturadas em três fases: Aproximações, Explorações e Proposições. Ao final, apresentamos os resultados dos projetos finais desenvolvidos pelas(os) discentes, discutindo-os à luz do referencial teórico adotado. Refletimos sobre a aplicação abordagens pedagógicas no ensino de design que envolvam práticas ativistas e que proponham melhores alternativas ao status quo.
Palavras-Chave: design ativismo; educação emancipadora; ensino-aprendizagem.