CATEGORIAS DE APELOS VISUAIS EM RÓTULOS DE ALIMENTOS: uma revisão de literatura e análise de embalagens de pratos prontos congelados

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-12

Autores

  • Gabriela Rosa Pias
  • João Vinícius Thomazi
  • Carlos Felipe Urquízar Rojas

Resumo

Devido ao aumento do consumo pratos prontos, houve um crescimento na ingestão ultraprocessados, contribuindo para o aumento da obesidade e de doenças crônicas. A ANVISA tem aprimorado os rótulos nutricionais, mas a indústria ainda utiliza apelos gráficos que possuem maior influência sobre os consumidores do que as informações de saúde. O artigo examina esses apelos visuais em embalagens de ultraprocessados congelados, utilizando a metodologia Design Science Research. A pesquisa incluiu uma revisão da literatura e uma análise de embalagens produtos congelados, além da avaliação de guias alimentares brasileiros. Foram identificadas 8 categorias de apelos visuais: nutrição e saúde, apelo de ingredientes, responsabilidade socioambiental, esportes, infância e família, personagens, apelos divertidos, promocionais e sensoriais. Foram analisadas 35 embalagens de 5 marcas. Os guias alimentares recomendam alimentos in natura ou minimamente processados. Sugere-se desenvolver um artefato para ajudar não-designers a identificar esses apelos visuais, promovendo escolhas alimentares saudáveis.

Palavras-Chave: rótulo alimentício; apelo de imagem; ultraprocessados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24