ARTE E DESIGN NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Relato de experiência
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-10
Resumo
O objeto deste artigo é o processo de concepção e aplicação um curso de arte e design que feza parte de um programa de formação continuada de professores. A partir da apresentação de conceitos e fundamentos arte e design, o pensamento projetual é apresentado como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades consideradas fundamentais tanto para professores quanto para estudantes que atuam na resolução de problemas reais da indústria. O artigo está organizado em três partes: na primeira, de modo breve, apresenta-se o contexto e as ideias centrais que estimularam a concepção do curso; na segunda, a partir dos resultados de aplicação, destacamos importância da consciência projetual na atuação dos docentes e, por fim, apresentamos algumas reflexões sobre a utilização da Aprendizagem Baseada em Design na formação continuada de docentes que atuam na educação profissional.
Palavras-Chave: design; consciência projetual; educação profissional.