APRENDIZAGEM BASEADA EM DESIGN: uma proposta de metodologia ativa para o ensino superior
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-9
Resumo
Este artigo, resultado de uma pesquisa de mestrado, tem como objetivo apresentar uma proposta de atividade prática, tendo como referência a Aprendizagem Baseada em Design (ABD), para implementação em diferentes contextos educacionais. A ABD como uma metodologia ativa pode contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas no século XXI, tais como criatividade, colaboração, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas. A ABD consiste em um processo de ensino-aprendizagem baseado nas metodologias e ferramentas aplicadas no processo do design. O modo de pensar e agir dos designers diante de problemas complexos demonstra uma inteligência que pode ser utilizada como prática educativa para capacitar os estudantes e profissionais de outras áreas para as demandas da vida adulta contemporânea. O artigo discute os conceitos e fundamentos da ABD, aponta alguns benefícios e desafios, bem como sugere algumas recomendações para sua aplicação efetiva.
Palavras-Chave: Aprendizagem baseada em design; Design Thinking; Metodologias Ativas; Ensino superior.