A abordagem interdisciplinar no ensino do Design: um relato docente em “Introdução ao Projeto Visual”
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-2
Resumo
O presente trabalho apresenta, por meio do relato de experiência docente, o método de ensino empregado na AUP2328 - Introdução ao Projeto Visual, disciplina obrigatória na matriz curricular do curso de Graduação em Design da FAU-USP. A AUP2328 é pautada no conceito do conhecimento construído em etapas, mediante aulas de caráter interdisciplinar, onde apresenta-se o conteúdo teórico e incentiva-se a prática de projeto em sala de aula. As atividades avaliativas são divididas em 5 exercícios, que culminam no desenvolvimento do Projeto Final: um sistema de identidade visual e seu Brand book. Fazendo uso de bibliografia acerca da docência no Ensino Superior, métodos de ensino em Design, pesquisa em Design e Comunicação Visual, buscamos discutir os objetivos, a estruturação das aulas e atividades propostas na AUP2328, refletindo sobre a vivência docente no primeiro semestre de 2023, dinâmicas ocorridas com os alunos e os resultados obtidos por eles, ao final da disciplina.
Palavras-Chave: ensino de design; docência no ensino superior; identidade visual; marca.