ESCRITAS DE SI: estratégias de escrita em produções acadêmicas no campo do Design

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-36

Autores

  • Grassine de Oliveira
  • Yasmin Da Silva Menezes
  • Guilherme Altmayer
  • Ricardo Artur Pereira Carvalho

Resumo

Este artigo intenciona apresentar como designers-pesquisadoras utilizaram narrativa como uma metodologia escrita para potencializar suas produções acadêmicas. Por meio de relatos de escrita contextualização do uso da autoetnografia, narrativa confessional e biografia, as autoras demonstram como suas escolhas textuais funcionaram como estratégia político-metodológica nal construção de duas dissertações defendidas, no Programa de Pós-Graduação em Design da XXXXX. Entendendo a pesquisa e o design como campos em disputa, as pesquisadoras utilizaram a narrativa como recurso textual para posicionar seus corpos dissidentes na arquitetura de suas dissertações, e com isso tencionar e borrar as fronteiras da relação entre pesquisador e objeto de pesquisa isto que, na medida que desenvolvem pesquisas implicadas, colocam-se enquanto sujeitas indissociáveis do seu objeto. Para tal, as autoras dialogam com estudos de raça, (trans)feministas, queers e decoloniais que reforçam a necessidade de localização do próprio corpo na pesquisa, e o quanto o lugar de dissidência situado é preponderante para dar a ver perspectivas que um fazer ciência "neutro" comumente oculta.

Palavras-chave: Escrita acadêmica; Estratégias de escrita; Narrativa

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Publicado

2024-12-24