PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DE ENSINO DO DESIGN DE SUPERFÍCIE
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-68
Resumo
Este artigo apresenta métodos de ensino para o desenvolvimento de padronagens com base em uma perspectiva da comunicação visual, direcionada para alunos de nível intermediário e avançado de cursos de Design. O objetivo deste é apresentar um processo metodológico utilizado para ensinar o Design de Superfície para estudantes de Design de Produto, colaborando com a compreensão mais ampla e profunda do conteúdo teórico abordado com a difusão de uma forma de instruir projetos cuja temática principal seja o Design de Superfície. O texto combina conteúdos relevantes sobre design de superfície e linguagem visual, por meio abordagens de autores fundamentais dessas áreas e articula esse corpus teórico com a prática de projeto. Para apresentar os resultados dessa disciplina, utilizaremos como exemplo a produção mais recente gerada pelos alunos, dividida em quatro etapas que são detalhadas e discutidas com base na eficácia e nas contribuições dos métodos empregados.
Palavras-Chave: Design de Superfície; comunicação visual; prática pedagógica.