GROUNDED THEORY IN DESIGN EDUCATION RESEARCH: dealing with wicked problems

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-49

Autores

  • Fabiane Lima
  • Carol Calomeno

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação do método Grounded Theory para pesquisas em ensino de Design. Este método de investigação surge da necessidade de analisar fenómenos sociais complexos em curso de forma organizada e estruturada, mas também exploratória. O método da Teoria Fundamentada nos Dados baseia-se em diversas fontes de informação, desde revisões de literatura tradicionais até entrevistas em profundidade com informantes que vivenciam a situação investigada. O objetivo deste método não é obter uma compreensão abrangente das questões que envolvem o problema de pesquisa, mas gerar conhecimento fundamentado e integrado. Neste artigo, expomos como funciona esse método, suas estratégias, protocolos e análises, desde a coleta de dados até como são feitos os processos de codificação, os memorandos são escritos, o banco de dados é construído e como esses processos combinados culminam no primeiro resultados teóricos. Trazemos também um breve panorama sobre aplicação do método Grounded Theory na pesquisa em Design.

Palavras-Chave: educação em Design; plataformização; problemas complexos; Teoria Fundamentada; métodos de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24