GAMIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA ENGAJAMENTO E MOTIVAÇÃO: estudo de casos nos diversos níveis de educação

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-48

Autores

  • Luiz Paulo de Lemos Wiese
  • Haro Schulenburg
  • Isadora Burmeister Dickie
  • Adriane Shibata Santos

Resumo

A educação no Brasil é um sistema complexo, multisseriado com diversas fragilidades, principalmente no quesito de motivação e engajamento dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo relatar três casos de aplicação de metodologia ativa de ensino e aprendizagem, especificamente a gamificação, em diferentes níveis de educação. metodologia utilizada nos três casos foi a Design Science Research associada às ferramentas de desenvolvimento de estratégias em gamificação. O ensino fundamental, o ensino técnico e o ensino superior de pós-graduação em nível de doutorado possuem semelhanças e particularidades no perfil do usuário que permitem personalizar a experiência de gamificação para obter um nível ótimo de engajamento e motivação. Como resultado, as três experiências obtiveram êxito na aplicação das metodologias gamificadas, elevando os índices de engajamento e motivação dos usuários ao máximo.

Palavras-Chave: Educação; Gamificação; Engajamento.

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Publicado

2024-12-24