DO IMPRESSO PARA O DIGITAL: o papel de ilustrações em aplicativos mobile para o ensino de coreano
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-29
Resumo
Devido aos avanços tecnológicos, os espaços que antes eram apenas físicos, hoje também são digitais, mas ainda são poucas as pesquisas voltadas ao papel das ilustrações nestes novos espaços. A partir disso, e da abundância de elementos imagéticos observados em aplicativos para ensino de coreano, indagou-se: as classificações pré-existentes de ilustrações, atreladas a materiais impressos, podem contemplar também um contexto digital de aplicativos mobile? Os resultados alcançados foram compatíveis com a hipótese inicial, pois as classificações materiais impressos contemplaram também o meio digital, mas foi necessário a realização adaptações. Por fim, ressalta-se a relevância de identificar esses papéis em espaços digitais, principalmente em contextos educativos, pela possibilidade de criação de designs mais críticos, assertivos e embasados, sendo importante que desenvolvedores de materiais educativos explorem o potencial das funções observadas ao criarem novos recursos, principalmente das que dizem respeito a possível melhora cognitiva da aprendizagem.
Palavras-Chave: papéis da ilustração; aplicativos; ensino; dispositivos móveis e coreano.