Desafios e estratégias no ensino de alunos surdos: uma perspectiva de design de produto
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-16
Resumo
Este artigo examina os desafios e estratégias no ensino de alunos surdos, focando no desenvolvimento de um jogo educacional inclusivo analisado usando o modelo de ação pedagógica proposto por Couto e Portugal (2010), a partir de Shulman (2008). A pesquisa ainda destaca a importância do design inclusivo na criação materiais de didáticos adaptados, utilizando abordagens como Design Thinking e Design de Jogos, através entrevistas semiestruturadas com professores e testes de jogabilidade com alunos surdos. O jogo "Letras e Libras: Jornada Alfabética" integra elementos visuais e táteis para facilitar a alfabetização em Língua Brasileira de Sinais (Libras) português, promovendo uma experiência de aprendizagem mais engajadora e significativa. Os resultados mostram que jogos educativos inclusivos aumentam a motivação dos alunos, reforçando a eficácia do design de produtos educacionais e auxiliando na fixação conteúdo. Este estudo contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e destaca o potencial dos jogos educacionais como ferramentas de ensino.
Palavras-Chave: Design Inclusivo; Educação de Surdos; Jogo Educacional.