PROTÓTIPOS DE SERVIÇO EM AULA: desvendando aprendizados em uma disciplina de graduação em design de serviço
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-72
Resumo
A prototipagem de serviços é essencial para materializar conceitos, explorar cenários e simular experiências reais, ajudando a identificar pontos cruciais do projeto. No entanto, há poucos estudos sobre prototipagem de serviços no contexto educacional. Este artigo investiga o aprendizado em sala de aula envolvendo prototipagem de serviços, apresentando resultados de um estudo de caso em uma disciplina de graduação em design. O objetivo é entender como técnicas de prototipagem podem ser aplicadas no ensino de design de serviços e quais aprendizados são gerados. Foram utilizadas análises documentais, observações diretas e entrevistas com professores e alunos. Os resultados indicam que a prototipagem, especialmente com props, permitiu a rápida identificação de aspectos importantes em novos conceitos e a investigação de alternativas, criando um entendimento compartilhado. A atividade revelou problemas de projeto não identificados anteriormente e proporcionou um ambiente imersivo de aprendizagem.
Palavras-Chave: Prototipagem de serviços; design de serviço; ensino; criatividade.