(Des)fazendo caixas: um caso de curricularização da extensão e projeto integrador no curso de Design Gráfico do IFPB Cabedelo

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-1

Autores

  • Renata Cadena
  • Daniel Lourenço
  • Raquel Rebouças
  • Gustavo Rodrigues

Resumo

Este artigo discorre sobre a trajetória da relação do Curso Superior Tecnológico em Design Gráfico do Instituto Federal da Paraíba, campus Cabedelo com os projetos integradores: das experiências iniciais à adoção de um "currículo por projetos" (Keller-Franco, 2008), culminando na discussão de um caso de desenvolvimento do design de embalagens para uma microempresa paraibana de chocolates. O curso adotou em seu mais recente currículo os projetos integradores extensionistas como eixos organizadores do ensino-aprendizagem de cada um dos níveis acadêmicos. O artigo traz discussões acerca do tema da curricularização da extensão e do uso de projetos integradores, usando a experiência do projeto realizado para a Tupã Chocolates para refletir sobre o tema. A experiência positiva retratada no artigo reforça a defesa dos projetos integradores extensionistas como uma maneira válida e instigante de ensinar, aprender e praticar design na sociedade. 

Palavras-Chave: curricularização da extensão; projeto integrador; design gráfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24