Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica <p>O periófico AMAZÔNICA - REVISTA DE PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO, vinculado ao Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar - UFAM/CNPq, B1 no Qualis Capes 2017-2020, foi criado em 2008 com o objetivo de ampliar a oferta de veículos para divulgação da produção científica nos domínios científicos das Ciências Humanas sediados no cenário Amazônico.</p> <p>Tem se consolidado com a colaboração do seu corpo editorial na organização de volumes temáticos no campo da psicopegagogia, psicologia escolar e educação em sentido escolar e não escolar.</p> <p>Seu corpo editorial é constituido por pesquisadores de diversas regiões do Brasil, Portugal, Espanha, Moçambique, Angola, Cuba e México.</p> <p>Centenas de artigos inéditos do Brasil, Portugal, Espanha, Cuba, México, Angola e Moçambique integram os volumes publicados desde a criação em 2008.</p> <p>Somos gratos aos autores e membros do corpo editorial, comissão científica e apoio técnico pelo apoio e entusiasmo com a consolidação do periódico que alegremente celebra e agradeçe 15 anos de contribuições para a divulgação científica comemorados em 2022 (2008-2022).</p> pt-BR suelyanm@ufam.edu.br (Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas) adriela_marchi@hotmail.com (Adriela de Marchi) Thu, 26 Jun 2025 13:16:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Temas Livres //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18190 <p>Artigos</p> Ewerton Helder Bentes de Castro Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18190 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Sumário //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18251 <p>Sumário, apresentação, ficha catalográfica</p> Corpo Editorial Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18251 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Implicações para a Prática Psicoterapêutica sob a Perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18166 <p>O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de reorganização do autoconceito na prática psicoterapêutica sob a perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa. Fundamentado nos princípios teóricos de Carl Rogers, o estudo discute como a construção do <em>self</em> ocorre a partir das interações do indivíduo com seu meio e como a introjeção de valores externos pode gerar incongruências que dificultam o desenvolvimento pessoal. O texto, de natureza narrativa, explora a importância da relação terapêutica na desconstrução de padrões limitantes, destacando o papel da escuta empática, da consideração positiva incondicional e da congruência na facilitação do crescimento do sujeito. Como conclusão, reforça-se a necessidade de um espaço terapêutico acolhedor, que permita ao indivíduo reconstruir sua identidade de forma autêntica e integrada, promovendo maior autonomia e bem-estar psicológico.</p> Ana Karla Silva Duarte, Francisco Luan de Souza Carvalho de Souza Carvalho, Felipe Saraiva Nunes de Pinho Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18166 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O processo de reorganização do autoconceito em adultos e os atravessamentos gerados a partir da relação terapêutica: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18168 <p>O presente trabalho discute o processo de reorganização do autoconceito em adultos no contexto da clínica psicológica, com o intuito de aprofundar a compreensão acerca da experiência subjetiva e profissional da psicoterapeuta enquanto facilitadora desse processo, através da relação terapêutica construída com o cliente. Deste modo, optou-se pela abordagem qualitativa e pelo método de relato de experiência, tendo em vista que o contexto investigado trata-se da experiência de estágio supervisionado da pesquisadora. A prática ocorreu em um Serviço Integrado de Psicologia de Fortaleza, durante o período do 8° ao 10° semestre do curso de Psicologia, onde atuou com a prática da psicoterapia individual com adultos, alicerçada pela perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). A partir dos resultados alcançados e da discussão destes, foi possível compreender como o processo de reorganização do autoconceito pode se dar no contexto da clínica com adultos, percebendo como central para este processo, a oferta de condições facilitadoras e do estabelecimento de uma boa relação terapêutica. Além disso, foi possível concluir que se revela positivo o fato da psicoterapeuta se permitir afetar-se pela experiência do cliente, contudo é indispensável que alicerce sua prática na supervisão, em sua própria psicoterapia pessoal e em um contínuo processo formativo. Por fim, sugeriu-se duas propostas para estudos futuros, com foco em investigar o fenômeno da reorganização do autoconceito a partir da perspectiva do cliente, já que o presente estudo parte do olhar e das percepções da psicoterapeuta.</p> Ana Karla Silva Duarte, Felipe Saraiva Nunes de Pinho, Waleska Karla Ramos de Macêdo Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18168 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A Vida Psíquica no Contexto da Pós-Modernidade: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18169 <p>Este ensaio teórico traça um percurso crítico em torno da psiquiatria e do capitalismo tardio no século XX e início do século XXI, objetivando questionar se há um dispositivo implantado pelo capitalismo dentro do discurso psiquiátrico que denuncia – ou nos faz pensar – a existência de um projeto neoliberal no campo da saúde mental, com vistas ao lucro, ou se o lugar desse dispositivo é vazio e mero fruto de uma coincidência. Para esse propósito, resgatamos brevemente o histórico das edições do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM), incluindo o seu rompimento com a fundamentação teórica da Psicanálise para, em seguida, se tornar um manual ateórico e descritivo, e seu crescente aumento de catalogação de entidades nosológicas. Defendemos, a partir dessa dimensão histórica, que há uma possível articulação dessas crescentes edições do DSM com o advento simultâneo do capitalismo tardio e/ou neoliberalismo. Para erigir um exame crítico dessa conjuntura, embasamo-nos em autores que nos auxiliaram a pensar esses processos, tais como Jacques-Alain Miller, Jean-Claude Milner, Christian Dunker, Elizabeth Roudinesco, Jonathan Crary e Bruce Fink. Ao final desse ensaio, optamos em permanecer com a indagação inicial em aberta, com o propósito de que o próprio leitor atribua o sentido que for mais coerente com as discussões alçadas aqui.</p> Erinaldo Domingos Alves, Maria Lúcia Magalhães Bosi Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18169 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 As Contribuições da noção de Corpo de Merleau-Ponty para a experiência do uso e abuso de Substâncias Químicas //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18178 <p>Substâncias químicas é uma temática histórica da humanidade e cada vez mais contemporânea, e a lente de Merleau Ponty está para compreender esse uso e abuso de substâncias de forma global. Esta pesquisa tem como objetivo fazer articulações com a noção de corpo de Merleau Ponty e a experiência do uso de substâncias químicas. O trabalho é de natureza qualitativa, tipificado como exploratório e metodologicamente estruturado enquanto uma pesquisa bibliográfica e visa compreender o campo das dependências químicas na contemporaneidade, sob a perspectiva da Fenomenologia existencial de Merleau-Ponty. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica exploratória buscando textos relevantes para a sustentação teórica do estudo e relacionado com os pressupostos de Merleau-Ponty através de sua perspectiva fenomenológica, oferecendo orientações valiosas para terapeutas e contribuindo para o desenvolvimento da psicologia clínica como disciplina.&nbsp; Conclui-se que a concepção do corpo, conforme discutida por Merleau-Ponty, oferece uma perspectiva valiosa sobre como os indivíduos se relacionam com o consumo de substâncias químicas, sendo necessário explorar a vida subjetiva, a historicidade e as possibilidades de existência do sujeito, que não é apenas influenciado pelo mundo ao seu redor, mas também o constitui, sendo assim, a problemática do uso abusivo de substâncias químicas não só um fenômeno individual, mas social e político da sociedade.</p> Sofia Cruz Mendes de Abreu, Juliana Lima de Araújo Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18178 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A experiência da recuperação de adolescentes com Transtornos Alimentares //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18182 <p>O estudo tem como objetivo compreender a experiência de recuperação de adolescentes do gênero feminino com transtornos alimentares, enfatizando a interdisciplinaridade no cuidado. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram conduzidas entrevistas fenomenológicas com sete adolescentes em tratamento no Programa Interdisciplinar de Nutrição para Transtornos Alimentares e Obesidade (PRONUTRA). A análise dos relatos, baseada na Análise Fenomenológica Interpretativa (IPA), revelou três categorias principais: (1) Sentimentos e recaídas, evidenciando a complexidade emocional e a não linearidade do processo de recuperação; (2) Os pilares do cuidado, destacando a importância da equipe interdisciplinar e da construção de vínculos terapêuticos; e (3) Influência da instituição, mostrando como o ambiente institucional pode impactar positiva ou negativamente a experiência de recuperação. Os resultados indicam que a recuperação transcende a remissão sintomática, envolvendo aspectos subjetivos, sociais e institucionais. O estudo reforça a necessidade de abordagens que integrem o contexto social e a vivência das adolescentes, promovendo um cuidado sensível e eficaz. Conclui-se que a recuperação em transtornos alimentares requer estratégias que ultrapassem a mera normalização alimentar, valorizando a ressignificação da experiência e a construção de redes de suporte.</p> Sofia Cruz Mendes de Abreu, Lara Maria Dias da Silva, Francisco Luan de Souza Carvalho, Lucas Guimarães Bloc Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18182 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A vivência do Psicólogo Hospitalar no contexto oncológico //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18183 <p>A atuação do psicólogo hospitalar em unidades de oncologia apresenta desafios específicos que exigem conhecimentos técnicos, sensibilidade e empatia. Este estudo tem como objetivo compreender as experiências dos psicólogos hospitalares que trabalham com pacientes oncológicos, destacando os principais desafios e as práticas utilizadas na assistência aos pacientes e seus familiares. A pesquisa foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com uma psicóloga especializada na área, permitindo uma abordagem aprofundada sobre o tema. Os resultados apontam que os principais desafios enfrentados incluem a falta de reconhecimento da atuação psicológica, dificuldades na comunicação com a equipe multidisciplinar e a sobrecarga emocional gerada pelo contato com o sofrimento e a morte. As estratégias de enfrentamento utilizadas pela profissional incluem a terapia pessoal, momentos de lazer e a busca por formação continuada. O estudo evidencia a importância da atuação do psicólogo hospitalar na promoção da saúde mental e na melhora da qualidade de vida dos pacientes oncológicos, além de ressaltar a necessidade de suporte profissional e reconhecimento para esses profissionais.</p> Angela Patricia da Silva Rodrigues, Victor Daniel Harugi Alves do Carmo, Sidney Queiroz Lima Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18183 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Medicalização e Juventude: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18184 <p>No contexto contemporâneo, os jovens parecem impedidos de sofrer, demonstrar fragilidade, vulnerabilidade ou enganos, uma vez que são convocados a todo instante a darem o máximo de si no cotidiano, na busca desenfreada pelo sucesso absoluto e por uma felicidade plena. É nesse contexto que a medicalização parece ganhar destaque, haja vista, a sociedade de forma contínua depositar esperanças em substâncias milagrosas ou no campo das práticas que capturam a vida como patológica, tratando-as como verdadeiras soluções para suas dores e sofrimentos. Essa pesquisa bibliográfica baseia-se em estudo teórico qualitativo, realizado mediante uma revisão integrativa de artigos das plataformas Google Acadêmico e Scielo, com objetivo de gerar discussões e reflexões acerca dos processos que atravessam esse fenômeno na juventude, dentre eles, consumismo, imediatismo e produtividade. Foi possível evidenciar uma crescente banalização da medicalização, confluindo para negligência na visão crítica social sobre sentimentos e vida real. Assim, essa temática apresenta-se de extrema relevância para a sociedade e para Psicologia.</p> Gabriela Frota de Paula Pessoa Frota de Paula Pessoa, Jurema Barros Dantas Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18184 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O Impacto do Capacitismo nas Relações Afetivas e Sexuais de Indivíduos com Autismo: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18185 <p>Este estudo busca compreender os efeitos do capacitismo nas vivências afetivas e sexuais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), problematizando o impacto de mitos e preconceitos. Trata-se de uma revisão crítica de literatura baseada em estudos empíricos publicados nos últimos cinco anos, com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória. Os achados indicam que o capacitismo infantiliza e deslegitima as necessidades afetivo-sexuais de indivíduos autistas, reforçando sua invisibilidade social, dificultando o acesso a uma educação sexual adequada e contribuindo para comportamentos inapropriados decorrentes da falta de informação. Tais fatores afetam diretamente a construção de vínculos afetivos e expõem essas pessoas a maior vulnerabilidade em situações de risco e violência sexual. A análise evidenciou também a diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero no espectro, frequentemente silenciadas pelo discurso normativo e excludente. Observa-se uma predominância de estudos internacionais, revelando a escassez de pesquisas nacionais sobre o tema. Diante disso, destaca-se a importância de investigações no contexto brasileiro que considerem aspectos culturais e sociais, a fim de subsidiar políticas públicas inclusivas e garantir os direitos afetivo-sexuais de pessoas com TEA.</p> Dhâmaris Fonseca do Amarante, Raquel Lima Rocha Peixoto, Luciana Maria Maia Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18185 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Para além da ACP: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18186 <p>Este trabalho tem como tema a dinâmica e as intervenções do atendimento no modelo de .Plantão Psicológico, que constitui uma modalidade de atendimento psicológico pautado no Aconselhamento Psicológico e Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), e pretende atender de forma imediata aos que o procurarem. Este trabalho é de natureza exploratória e qualitativa, e foi desenvolvido a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma on-line, com profissionais que atuam em um Serviço de Plantão Psicológico destinado ao público LBGTQIA+, e tem, o objetivo de conhecer como se dá a dinâmica de atendimentos de um serviço de Plantão Psicológico que possui um equipe de plantonistas com diferentes abordagens psicológicas, assim como apreender as possíveis técnicas e manejos desses plantonistas.&nbsp; Participaram da pesquisa sete psicólogos de diferentes abordagens psicológicas com o objetivo de identificar a dinâmica do atendimento no modelo de Plantão Psicológico a partir de diferentes abordagens teóricas. Os dados coletados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, proposta por Bardin. Com isso, foi obtido que, por se tratar de uma equipe de psicólogos que possuem diferentes abordagens teóricas, os plantonistas possibilitam a utilização de intervenções, técnicas, atitudes e posturas de diferentes referenciais com o intuito de favorecer o bem-estar do cliente. Concluímos que a utilização de maneira criativa de diferentes intervenções, técnicas e atitudes podem ser manejadas em atendimentos do Plantão Psicológico, a partir da consideração dos princípios que conceituam o Plantão Psicológico e, sobretudo, que tenha como principal foco o restabelecimento emocional do cliente.</p> Lucas Oliveira Rodrigues da Silva Oliveira Rodrigues da Silva, Ana Rosa Rebelo Ferreira de Carvalho Rebelo Ferreira de Carvalho, Ângela Sousa de Carvalho, Francisco Luan de Souza Carvalho Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18186 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Plantão Psicológico como possibilidade de acolhimento à população LGBTQIA+: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18187 <p>O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento psicológico que visa atender de forma imediata os que o procuram. De natureza exploratória e qualitativa, a pesquisa foi feita a partir da realização de entrevistas on-line semiestruturadas com 7 plantonistas que atuam em um serviço de Plantão Psicológico destinado a&nbsp; pessoas LGBTQIA+. Esse estudo tem como objetivo apreender as possíveis contribuições do atendimento psicológico, no modelo de Plantão Psicológico, ao público LGBTQIA +, na perspectiva de psicólogos que atuam nesse tipo de serviço, assim como investigar o significado de Plantão Psicológico para profissionais que atuam neste serviço; conhecer como se dá o funcionamento de um serviço de Plantão Psicológico destinado a população LGBTQIA +; identificar as principais demandas dos usuários e, por fim, traçar um panorama do sofrimento psíquico da população LGBTQIA +, conforme a perspectiva dos profissionais que atendem a essa comunidade. A partir da análise de dados baseada na análise de conteúdo, o material foi agrupado, a partir das similaridades, nas categorias: Plantão Psicológico destinado a pessoas LGBTQIA+; a compreensão dos plantonistas acerca das demandas apresentadas pelos clientes desse serviço de Plantão Psicológico; e as contribuições do Plantão Psicológico para os pacientes deste serviço. Conclui-se que o serviço de Plantão Psicológico on-line destinado ao público LGBTQIA+ se mostra como um serviço relevante que, a partir do favorecimento da vazão de discurso e da compreensão das especificidades desse grupo, promove a saúde mental, favorece a autopercepção e a partir disso, auxilia o cliente a desenvolver sua autonomia e o seu empoderamento.</p> Lucas Oliveira Rodrigues da Silva, Ana Rosa Rebelo Ferreira de Carvalho, Ângela Sousa de Carvalho, Francisco Luan de Souza Carvalho Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18187 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O cuidado enquanto ato: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18188 <p>A Psico-oncologia é um campo de atuação da(o) psicóloga(o) voltado para a assistência psicológica a pacientes, equipes e familiares envolvidos no contexto do adoecimento oncológico. Este artigo tem como objetivo explorar as diversas possibilidades de atuação da Psicologia no âmbito da Psico-oncologia, com ênfase nas relações de cuidado no ambiente hospitalar e no papel essencial que os psicólogos desempenham na promoção da saúde mental e na humanização do cuidado para pacientes acometidos por doenças graves. A pesquisa qualitativa foi adotada como metodologia, utilizando-se a análise documental da produção fílmica <em>Wit – Uma Lição de Vida</em> e a pesquisa bibliográfica. A discussão destaca a importância das relações de cuidado com os pacientes, que funcionam como promotoras de saúde mental e humanização, influenciando significativamente a maneira como os indivíduos lidam com o sofrimento e enfrentam a experiência do adoecimento. A Psicologia, nesse contexto, assume um papel central. Conclui-se que a inserção da Psicologia no ambiente hospitalar amplia as possibilidades de cuidado, não só para os pacientes, mas também para seus familiares e a equipe de saúde, sendo este um processo em crescimento. Refletir sobre essa realidade abre caminhos para novas formas de acolhimento às pessoas que vivenciam um adoecimento crônico e evolutivo.</p> <p>&nbsp;</p> Florence Façanha de Oliveira, Lívia Nádia Albuquerque dos Santos Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18188 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Violência Doméstica e Masculinidade Cearense: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18189 <p>Este artigo tem como objetivo discutir, a partir de uma revisão crítica da literatura sob a ótica fenomenológica, a violência doméstica e a masculinidade cearense. O foco recai sobre a violência praticada por parceiros íntimos contra mulheres, os processos de construção do gênero masculino no Nordeste, especialmente no Ceará, e os atravessamentos do patriarcado e seus impactos na (des)construção da subjetividade masculina. Conclui-se que, embora a legislação tenha ampliado a proteção às mulheres em situação de violência, a punição, por si só, não resolve o problema de forma eficaz. A compreensão das relações violentas em uma perspectiva sócio-histórica, aliada à reabilitação dos agressores e à educação contínua, é fundamental para construir uma sociedade mais justa, na qual a violência não componha as relações conjugais.</p> Débora Vieira da Silva Carpes, Lucas Guimarães Bloc Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18189 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O olhar da Psicologia Fenomenológico-Existencial sobre a experiência Trans: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18191 <p>O olhar da Psicologia Fenomenológico-Existencial sobre a experiência Trans começa com a compreensão da subjetividade, que permeia todas as dimensões da existência humana. O objetivo deste estudo teórico é lançar luz sobre a análise da experiência trans sob a lente da Psicologia Fenomenológico-Existencial que revela-se via rica para o entendimento da busca de identidade. Essa abordagem não só ilumina as particularidades da vivência trans, mas também amplia o horizonte da psicologia ao enfatizar a necessidade de um olhar empático e inclusivo. Este ensaio é uma abordagem qualitativa, com enfoque na revisão de literatura, utilizando a pesquisa bibliográfica como recurso metodológico. Ao longo do estudo, foi possível observar que a dor e o sofrimento, frequentemente associados ao processo de transição, não podem ser reduzidos a meros sintomas de disforia de gênero. Em vez disso, a experiência trans é apresentada como caminho de autodescoberta, onde cada narrativa é digna de reconhecimento e respeito. Os profissionais da psicologia, ao adotarem a perspectiva fenomenológico-existencial, devem facilitar a exploração do self autêntico, criando espaço seguro que possibilite ao cliente vivenciar sua identidade de maneira integral e não fragmentada. A escuta empática e a validação das experiências tornam-se práticas fundamentais, uma vez que contribuem para a construção de autoimagem mais positiva e fortalecida. Em síntese, a interação entre a Psicologia Fenomenológico-Existencial e a experiência trans fomenta um entendimento mais profundo do ser humano em sua totalidade, permitindo que as particularidades de cada história de vida sejam não apenas aceitas, mas valorizadas. Essa relação simbiótica pode transformar a prática psicológica, subvertendo preconceitos e estabelecendo novas formas de cuidado e acolhimento. O desafio que se coloca é o de continuar a aprofundar a pesquisa e a prática nesta interseção, sempre promovendo o olhar que respeite a singularidade das histórias e as complexidades das identidades de gênero, em um mundo que, embora em evolução, ainda carece de espaços de respeito e dignidade para todas as formas de ser</p> Ewerton Helder Bentes de Castro, Janderson Costa Meira, Branca Cecília Benício Benício, Diana Almeida do Rosário, Pedro Lucas de Aquino Coelho de Aquino Coelho Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18191 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A importância da detecção de necessidades na intervenção social sob a perspectiva da psicologia existencial-humanista. //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18192 <p>O âmbito social, sob a ótica da psicologia existencial-humanista, busca aproximar-se, compreender e intervir em grupos sociais ou comunidades, atendendo às necessidades individuais e grupais sob as premissas da abordagem: manter empatia para compreender as experiências subjetivas do outro; não julgar o proceder da pessoa ou dos grupos; e ter consciência do processo vivencial. Sob essas premissas, é possível aproximar-se fenomenologicamente das realidades de cada ambiente e identificar suas demandas, para posteriormente, desenhar e aplicar a estratégia de intervenção que se ajuste a essas necessidades, focando na potencialização das capacidades da pessoa individualmente, e sua relação com seus grupos (familiar, laboral, acadêmico, de amizade entre outros). Dentro dessas estratégias encontram-se o acompanhamento psicológico, as entrevistas, o fórum comunitário, o estudo da população, a pesquisa de campo, os indicadores sociais e os grupos de discussão e reflexão. Conclui-se que, graças à intervenção social comunitária sob essa perspectiva, é possível realizar intervenções adaptadas às realidades das pessoas, e assim, gerar espaços de maior bem-estar e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, destaca-se a importância desse modelo como parte da formação do psicólogo, para que sua atuação seja coerente com os cenários em que se desenvolve.</p> Eduardo Ismael Ruíz López Ruíz López, Angel Corchado Vargas Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18192 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Adaptação Acadêmica de Estudantes Ingressantes em 2022 na Universidade Save, Extensão da Massinga, Moçambique //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18193 <p>O momento do ingresso ao ensino superior marca o início de uma etapa de construção da carreira profissional e acadêmica do indivíduo. Este ingresso demanda do estudante uma adaptação às novas exigências, desafios, normas e construção de novos relacionamentos interpessoais. No entanto, essa adaptação pode ser disfuncional em certos estudantes e, por conseguinte, repercutir no seu desempenho acadêmico e saúde mental.&nbsp; Neste estudo, avaliou-se a adaptação acadêmica de estudantes ingressantes de uma universidade pública moçambicana. A coleta de dados ocorreu em setembro de 2022 através do Questionário de Adaptação Acadêmica e de dados sociodemográficos. Participaram 113 estudantes, majoritariamente do gênero feminino (62,8%), de quatro cursos presenciais de graduação e com idades entre 17 e 48 anos. Com auxílio do <em>software Statistical Package for the Social Science</em>, foram feitas análises descritivas e de variância (ANOVA). Os resultados indicaram um nível satisfatório de adaptação acadêmica (M = 3,7; DP = 0,43). Os ingressantes mostraram-se mais adaptados ao estudo (M = 4,07; DP = 0,62) e à instituição (M = 4,01; DP = 0,63), seguida a nível do projeto de carreira (M = 3,83; DP = 0,43) e pessoal/emocional (M = 3,56; DP = 0,82). Porém, estes demostraram dificuldades de adaptação social (M = 2,98; DP = 1,10). Na análise de variância verificou-se diferenças das médias nas dimensões da adaptação acadêmica nas variáveis gênero, idade, curso, situação conjugal e turno das aulas. Futuras pesquisas noutros <em>campus</em> da universidade investigada e demais instituições do país são necessárias para incrementar as investigações desta área.</p> Edson Pensamento Govene, Gildo Aliante, Armando Venâncio Laita, Maurício José Coutinho Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18193 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Desafios para a transmissão intergeracional de práticas com plantas medicinais na Resex Tapajós-Arapiuns, Amazônia //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18196 <p>O presente estudo tem como objetivo compreender as dinâmicas de transmissão intergeracional do conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na comunidade de Surucuá, situada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Santarém-PA. Por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com cinco mulheres reconhecidas como guardiãs desse saber, foram investigados os desafios culturais, sociais e ambientais que impactam a continuidade dessas práticas. Na análise qualitativa utilizou de categorias emergentes (Transmissão do Conhecimento; Desinteresse dos Jovens; Valorização do Conhecimento; Sustentabilidade do Manejo; Coexistência entre Medicina Tradicional a Alopática). Os resultados revelaram a centralidade das mulheres na preservação do conhecimento, mas também evidenciaram a desconexão crescente das gerações mais jovens devido à influência da globalização, da modernidade e da hegemonia da medicina alopática. O estudo propõe estratégias que incluem a integração do conhecimento tradicional em currículos escolares, políticas públicas e sistemas de saúde, além do fortalecimento de práticas agroecológicas para promover a conservação ambiental e a resiliência cultural. Conclui-se que a pesquisa reforça a urgência de preservar esse patrimônio imaterial como elemento essencial para a biodiversidade e a valorização das culturas locais.</p> Rosineri Freitas Melo, Helionora da Silva Alves, Franciclei Burlamaque Maciel, Wilson Sabino, Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18196 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Habilidades Sociais Educativas e Estilos de Liderança: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18197 <p>O desenvolvimento de uma boa relação professor-aluno pode ser compreendido como fator de proteção para o desenvolvimento infantil. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tal relação é de suma importância, uma vez que favorece a adaptação do aluno ao ambiente escolar e suas exigências acadêmicas. Desse modo, esta pesquisa teve como objetivo identificar a concepção, formação e a atuação de professoras de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental acerca da interação professor-aluno, com foco em habilidades sociais educativas e estilo de liderança de professores. Participaram da pesquisa dez professoras, que responderam dois questionários, sendo o primeiro com questões sobre sua formação, e o segundo sobre práticas de controle coercitivo. As participantes também engajaram em uma entrevista semiestruturada, com questões que buscavam compreender aspectos da interação professor-aluno, investigando também as dimensões de responsividade, exigência e controle coercitivo. Os dados obtidos mostraram: referente à formação, todas as participantes afirmam ter acesso à temática interação professor-aluno em cursos de graduação e especialização; as participantes afirmaram fazer uso de comportamentos aliados à responsividade, além de compreender sua importância; nos comportamentos referentes à exigência, os dados apontaram que a importância dessa dimensão não é bem compreendida, e muitas vezes confundida com controle coercitivo; e práticas coercitivas são compreendidas como negativas e pouco utilizadas pelas participantes. Conclui-se que as participantes compreendem e têm práticas relacionadas à responsividade, mas possuem dificuldade na compreensão e aplicação de práticas relacionadas à exigência. Por fim, compreendem as implicações de práticas coercitivas e geralmente não as aplicam.</p> Letícia Lopes Prey., Ana Priscila Batista. Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18197 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A importância fundamental da intencionalidade na vida cotidiana e a experiência da vivência nas interações sociais //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18198 <p>Considerando a importância de compreendermos a relação intrínseca e complexa entre nossas intenções conscientes e a experiência singular que temos no mundo ao nosso redor, a intenção e a vivência emergem como temas centrais e prioritários para o entendimento das nossas ações e reações. O objetivo deste estudo é analisar como a intencionalidade influencia a experiência de vivência do ser humano e investigar as possíveis interseções entre esses conceitos em diversos contextos de aplicação prática. É um estudo sob o viés qualitative de pesquisa em que três aspectos são fundamentais: descrição, exploração e reflexão, tríade extensamente utilizada na consecução do método fenomenológico de pesquisa, base desta pesquisa. Desse modo, este estudo inicia com a exploração da temática intencionalidade, as teorias filosóficas e psicológicas relacionadas, a experiência da vivência, intencionalidade e vivência: interseções e complementaridade, aspectos relativos à prática. Conclui-se, enfatizando que a integração equilibrada entre esses dois conceitos é crucial para a maximização do potencial humano em diversos contextos, desde educacionais até psicológicos, promovendo uma aprendizagem mais rica e significativa.</p> Lucas Souza de Araújo, Isabel Linhares Reis, Cláudia Martins Dourado, Gabriela Barbosa Barros, Marcelo Augusto Sales Ruiz, Sharlison Mesquita Nascimento Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18198 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Atypical Motherhood and Fatherhood in Contemporary Times and Existential Phenomenology //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18199 <p>This article addresses the issue of atypical mothering and fathering in contemporary times in a critical and reflective manner, from the perspective of existential phenomenology. In this context, several fundamental, varied and relevant aspects that are directly related to the atypicality of this specific context will be discussed, including the significant challenges and emerging possibilities that may arise from these different experiences. In addition, the significant and profound impacts that these dynamics bring to both the family structure and the contemporary society in which we live will be analyzed, considering how these new family arrangements interact in a complex way with the established social norms and cultural expectations of our time. The objective is to contribute to a broader understanding of the new configurations of care and parental involvement in different contexts, as well as their implications for our daily lives and the interpersonal relationships that are established, thus, the complexity of the affective interactions that permeate modern family life and the challenges that accompany these dynamics. To this end, we used the qualitative research bias. Some topics are presented: mothering and fathering in contemporary times, social and family transformations, current challenges and demands, atypicality in fathering and mothering, and the phenomenological perspective. It is concluded that this study contributes to the field by offering an in-depth and multidisciplinary analysis of atypical mothering and fathering in contemporary times, incorporating the phenomenological-existential perspective. This brings relevant insights to professionals and researchers working in this field, expanding the understanding of the complexities and challenges faced by families in atypical situations. It is concluded that this is a phenomenon that impacts not only the individuals directly involved, but also the community as a whole, encompassing all members of society and causing important ethical, social, and educational implications that deserve to be discussed and understood in depth.</p> Atália Maria Schaeken Silva, Isabela Gonçalves de Oliveira, Débora Rodrigues Moutinho, Abda Auanário de Souza, Laís Mikaela da Silva Dantas Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18199 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Personalidade criativa //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18200 <p>A criatividade é um conceito assumido como imprescindível para indivíduos reconhecidamente inovadores e para a população em geral. A atualidade desafia uma resolução criativa dos problemas nos mais variados contextos, incluindo o da Educação. Uma das dimensões que constitui e prediz a criatividade é um conjunto de características constituintes da personalidade criativa. Conhecer, identificar e promover tais características tornam-se então orientações relevantes no quotidiano educativo. Neste artigo, além de ser apresentado um tecido de fundamentação teórica ao conceito de personalidade criativa, são especificadas as características mais consensuais que o constituem e estas são ilustradas e operacionalizadas a partir de expressões ou frases referidas por profissionais portugueses reconhecidamente criativos. Discute-se ainda a importância da avaliação dessas características nos indivíduos em geral e do seu desenvolvimento intencional em contextos, formais ou não formais da Educação. Alguns exemplos de instrumentos de avaliação e de sugestões para promoção da personalidade criativa servem assim de ponte entre testemunhos da alta criatividade e a criatividade quotidiana.</p> Maria de Fátima Morais Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18200 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Maternagem e Paternagem Atípica na Contemporaneidade e Fenomenologia-Existencial //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18201 <p>O presente artigo aborda a temática da maternagem e paternagem atípica na contemporaneidade, de maneira crítica e reflexiva, sob a perspectiva da fenomenologia-existencial. Neste contexto, serão discutidos diversos aspectos fundamentais, variados e relevantes que estão diretamente relacionados à atipicidade desse contexto específico, incluindo os desafios significativos e as possibilidades emergentes que podem surgir a partir dessas experiências diferenciadas. Além disso, serão analisados os impactos significativos e profundos que essas dinâmicas trazem tanto para a estrutura familiar quanto para a sociedade contemporânea em que vivemos, considerando como esses novos arranjos familiares interagem de modo complexo com as normas sociais estabelecidas e as expectativas culturais do nosso tempo. O objetivo é contribuir para a compreensão mais ampla das novas configurações de cuidado e envolvimento parental em diferentes contextos, assim como suas implicações em nosso cotidiano e nas relações interpessoais que se estabelecem, assim, a complexidade das interações afetivas que permeiam a vida familiar moderna e os desafios que acompanham essas dinâmicas. Para isso, utilizamos o viés qualitativo de pesquisa. São apresentados alguns tópicos: maternagem e paternagem na contemporaneidade, transformações sociais e familiares, desafios e demandas atuais, atipicidade na paternagem e na maternagem, a perspectiva fenomenológica. Conclui-se que este estudo contribui para a área ao oferecer&nbsp; análise profunda e multidisciplinar da maternagem e paternagem atípicas na contemporaneidade, incorporando a perspectiva fenomenológico-existencial. O que traz insights relevantes para profissionais e pesquisadores que atuam nesse campo, ampliando o entendimento sobre as complexidades e desafios enfrentados por famílias em situações atípicas. Conclui-se que um fenômeno que impacta não só os indivíduos diretamente envolvidos, mas também a coletividade como um todo, abrangendo todos os membros da sociedade e provocando importantes implicações éticas, sociais e educativas que merecem ser discutidas e compreendidas em profundidade.</p> Atália Maria Schaeken Silva, Isabela Gonçalves de Oliveira, Débora Rodrigues Moutinho, Abda Auanário de Souza, Laís Mikaela da Silva Dantas Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18201 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Bullying: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18202 <p>O <em>bullying</em> é um fenômeno violento, social, multifacetado que prejudica a saúde mental de crianças e adolescentes em todo o mundo, ocorrendo principalmente em ambiente escolar. O presente estudo, por meio de revisão narrativa da literatura não sistemática, teve como objetivo abordar a temática <em>bullying</em> e relacioná-la com a área da psicologia, psicologia escolar/educacional e saúde mental, destacando as suas consequências para a saúde psíquica infanto-juvenil, além de refletir a prática do profissional de psicologia escolar relacionada à prevenção e ao enfrentamento do <em>bullying</em>. Sabe-se que a(o) psicóloga(o) no contexto escolar deve possuir entre outras atribuições, o trabalho com a inclusão e a superação das violências no meio educacional. Dessa forma, esta revisão não utilizou critérios sistemáticos da literatura em sua análise. No entanto, verificou-se a partir de estudos que o&nbsp;<em>bullying</em>&nbsp;afeta negativamente a saúde mental dos estudantes, haja vista que pode causar dificuldades de aprendizagem, aumento da ansiedade, baixa autoestima, problemas na socialização, fobia escolar, evasão escolar, depressão e até suicídio, se não houver um trabalho preventivo e assistencial relacionado ao mesmo.</p> <p>&nbsp;</p> Pedro Alencar Cabral Ribeiro Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18202 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Saberes e Práticas: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18203 <p>Esse artigo apresenta reflexões entre os saberes e as práticas dos professores da educação básica, destacando os desafios e oportunidades para o avanço da Educação Ambiental (EA) numa abordagem interdisciplinar. Tem como objetivo investigar os aspectos que dificultam o trabalho da EA em escolas municipais e estaduais do município de Tenente Ananias (RN), a partir da percepção dos professores. De uma abordagem de cunho quali-quantitativa, os dados foram obtidos a partir de um questionário semiestruturado contendo 18 questões. Mediante a análise dos resultados, percebeu-se que os professores são conhecedores da importância de trabalhar a EA na formação básica, porém, por se trata de uma temática opcional é pouco trabalhada na região, a considera que essa, não faz parte da grade curricular, sendo trabalhada de forma interdisciplinar. Além de que, os profissionais possuem dificuldade em desenvolver práticas nessa área afins, por falta de formação/capacitação, e de planejamento evidenciado a partir dos dados da pesquisa, essas limitações são refletidas em suas práticas pedagógicas ocasionada também por uma carga horaria de trabalho excessivo. Em vista disso, a profissão docente é compreendida como uma área de atuação árdua, em que os profissionais necessitam se superar a cada dia para lhe dar com os obstáculos que a sociedade nos apresenta. Assim, para trabalhar a EA faz-se necessário romper com esses paradigmas, para assim conseguir êxito no processo formativo e desempenhar um papel transformador, capaz de desenvolver práticas sustentáveis para os eventuais problemas ambientais que o mundo contemporâneo apresenta.</p> <p>&nbsp;</p> Maria Juciana Pereira de Oliveira Gomes, Felipe Augusto Marques de Freitas, Kyteria Sabina Lopes de Figueredo Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18203 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Saúde mental e educação no contexto contemporâneo: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18208 <p>Este artigo analisa as representações dos conceitos de saúde e saúde mental, com o objetivo de investigar as convergências entre os campos, e identificar como ocorre a promoção da saúde mental na universidade, destacando sentidos e práticas que atravessam o debate. Entende-se que o processo formativo no contexto contemporâneo é marcado por políticas públicas que são implementadas como obrigação do Estado e que não contemplam a diversidade e os desníveis sociais historicamente constituídos no Brasil. Na grande maioria das vezes os sistemas educativos encontram-se submetidos a um conjunto de tensões e desafios criando dicotomias e um saber pautado na disciplinaridade, impondo formas de ensinar e propagar o conhecimento. Trata-se de uma leitura interdisciplinar, que articula conceitos e perspectivas epistemológicas, fundamentada nos pensamentos de Michel Foucault, Edgar Morin e outros autores investigados ao longo da pesquisa de doutorado em curso.</p> Cecília Creuza Melo Lisboa Holanda, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18208 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Impactos psicossociais da Covid-19 no turismo de comunidade ribeirinha amazônica //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18209 <p>A comunidade ribeirinha Saracá, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Negro, Amazonas, Brasil, teve sua população infectada na pandemia da COVID-19, impactando na vida comunitária e no Turismo de Base Comunitária. Tomando as perspectivas teórico-metodológicas das Psicologia Social Comunitária, temos por objetivo analisar os impactos psicossociais da COVID-19 na comunidade Saracá e no turismo local. Realizamos pesquisa qualitativa, com entrevista semiestruturada com 4 participantes-chave e análise de conteúdo, que resultou em cinco categorias: vida antes da pandemia; chegada da COVID-19; necroconvivência; impactos e enfrentamentos; consequências e novo normal. Discutimos que, apesar da morte da liderança e distintas dificuldades, houve estratégias de enfrentamento e posterior rearticulação das redes comunitárias para retomada do turismo nessa comunidade rural/ribeirinha amazônica. Concluímos que se devem considerar o ativismo e a força de superação dos(as) ribeirinhos(as) nas leituras psicossociais das florestalidades amazônicas.</p> Jhanine Magalhães Cabral, Marcelo Calegare Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18209 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Análise do corpo racializado: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18210 <p>Analisar o corpo racializado tem merecido destaque como tema de importância vital, tendo em vista que, esta temática carrega profundos significados que influenciam&nbsp; esferas diversas de nossa sociedade. Compreender como os corpos são racializados e os complexos processos que conduzem a essa construção social é essencial para desvendar as intrincadas teias de poder que, de forma muito discreta, moldam experiências tanto individuais quanto coletivas em várias partes do mundo. Este trabalho busca explorar os paradigmas que sustentam preconceitos e discriminações de natureza racial, lançando luz sobre a necessidade de reconhecer e confrontar as estruturas que perpetuam desigualdades de maneira sistêmica e insidiosa. É uma pesquisa qualitativa, utilizando a revisão de literatura como método. São apresentados: contextualização e importância do tema, fundamentos teóricos, conceitos chave em estudos raciais, corpo e identidade, construção social de raça, paradigmas raciais, raça como construção social, preconceitos e estereótipos, origens e manifestações do preconceito racial, discriminação racial, formas de discriminação racial no contexto contemporâneo, racismo estrutural, definição e características do racismo estrutural, impactos psicossociais, consequências da discriminação racial na saúde mental, resistência e ativismo, movimentos antirracistas e suas estratégias. Conclui-se que se busque desmantelar as estruturas opressoras e promover uma sociedade mais equitativa e consciente das suas próprias disparidades raciais.</p> Ewerton Helder Bentes de Castro, Hanna Beatriz Souza de Miranda, Karen Christine Santos de Araújo, Yasmin Gomes de Abreu, Ana Cleide Ferreira da Silva Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18210 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 La extraña cosa sobre los Johnson: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18211 <p>Se entiende como complejo de Edipo en Freud, al deseo de uno de los progenitores y rechazo del otro, que tiende a desaparecer durante la latencia, al desplazar la energía en actividades no sexuales, sin embargo, no sucede en todos los casos. El resultado de ello encuentra respuesta con la lógica de la perversión, como desviaciones en la meta sexual en el desarrollo de la niñez, observado en el placer por agredir al otro, en dicha relación se consta de dos partes. Este proceso es representado en el cortometraje “La extraña cosa sobre los Johnson”, en donde el director permite entrelazar el cine con el psicoanálisis, al formar parte de la composición de un mundo inmerso en significados, dichos elementos conscientes o inconscientes sirven al analista como materia prima para reflexionar la situación y ponerle un nombre.</p> Iván Suárez Ramírez Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18211 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Recursos y usos de las TIC em la resolución de problemas matemáticos //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18212 <p>La resolución de problemas matemáticos es una preocupación en distintos contextos y desde las TIC se siguen proponiendo estrategias que prometen eficiencia, eficacia, así como un aprendizaje realmente significativo. Teniendo en cuenta esta perspectiva, el presente artículo muestra cuál es el uso de las TIC como herramienta pedagógica en la resolución de problemas matemáticos, identificando la visión particular de estudiantes de sexto a noveno año de una institución de educación secundaria sobre el uso de las TIC en sus procesos de enseñanza y aprendizaje, al igual que algunas experiencias y estrategias pedagógicas utilizadas por un grupo de docentes, teniendo en cuenta las particularidades del contexto de pandemia y los cambios que se han generado luego de la crisis generada por el Covid-19. La metodología que se utilizó es de enfoque mixto predominantemente cualitativo con un análisis diagnóstico descriptivo a través de la triangulación de la información suministrada. Se utilizó un cuestionario para guiar un grupo focal con los docentes y un cuestionario para una encuesta con preguntas cerradas aplicadas a estudiantes. Como resultado surge una reflexión sobre la necesidad de formar en la resolución de problemas matemáticos, respondiendo a contextos con dificultades de brechas sociales y tecnológicas, al tiempo que se resaltan las oportunidades del uso de herramientas TIC para este propósito.</p> Pedro Antonio Chávez Duarte, María del Carmen Díaz Rodríguez, Ana Graciela Romero Rincón, Mary Susana Vera Castro, Jaime Laurence Bonilla Morales Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18212 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A Redução de Danos entre a Produção de Saberes e as Disputas Políticas de Cuidado //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18214 <p>O presente artigo propõe uma análise crítica da trajetória da Redução de Danos (RD) no Brasil, desde sua gênese enquanto estratégia epidemiológica voltada ao controle de doenças transmissíveis até sua consolidação como diretriz ético-política no campo da saúde mental. Ao tensionar os modelos biomédicos, punitivos e abstencionistas, a RD se constitui como campo de disputa entre controle institucional e práticas inventivas de cuidado. O texto discute as três “ondas” da RD no país, articulando a emergência da clínica ampliada, a centralidade dos saberes dos usuários e os desafios da institucionalização no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O percurso histórico revela um deslocamento da lógica da abstinência para práticas centradas na autonomia, nos direitos humanos e na invenção de modos de vida singulares.</p> Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira, Larissa Santos Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18214 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Psicologia, Fenomenologia e o ser-amazônida: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18218 <p>A Psicologia Fenomenológica é uma perspectiva do pensamento importante e enriquecedora, tendo em vista seu objetivo de compreender a experiência humana em sua totalidade, levando em consideração o papel central da consciência e da percepção na construção do mundo. O objetivo deste estudo é consubstanciar o olhar sobre a psicologia e o ser-amazônida, o habitante ancestral da Amazônia. É um estudo sob o viés qualitative, descritivo, exploratório e reflexive, sob o formato de estudo teórico. São considerados temas importantes para: Psicologia Fenomenológica, Origens e Fundamentos da Fenomenologia na Psicologia, A Fenomenologia na Amazônia, Contexto Amazônico e sua Relevância para a Fenomenologia, O Ser Humano Amazônida: concepções primeiras!, Características Culturais e Identitárias do Povo Amazônida, Contribuições da Psicologia Fenomenológica para o Entendimento do Ser-Amazônida: olhar consubstancia!, Abordagens e Métodos Fenomenológicos na Pesquisa Psicológica, Desafios e Perspectivas para a Psicologia na Amazônia, Sustentabilidade e Interculturalidade nas Práticas Psicológicas ou à guisa de considerações finais. Destaca-se que, a proposta teórica da Psicologia Fenomenológica poderá promover efetivamente a saúde mental e o bem-estar das comunidades, reconhecendo a importância intrínseca do território na constituição do ser humano e em sua busca por uma vida plena e significative, afinal, meu território é meu corpo, meu corpo é meu território.</p> Ewerton Helder Bentes de Castro, Janderson Costa Meira Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18218 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Psychology, Phenomenology and the Amazonian being: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18220 <p>Phenomenological Psychology is an important and enriching perspective of thought, given its objective of understanding human experience in its entirety, taking into account the central role of consciousness and perception in the construction of the world. The objective of this study is to substantiate the view on psychology and the Amazonian being, the ancestral inhabitant of the Amazon. It is a study with a qualitative, descriptive, exploratory and reflective bias, in the format of a theoretical study. The following are considered important topics: Phenomenological Psychology, Origins and Foundations of Phenomenology in Psychology, Phenomenology in the Amazon, Amazonian Context and its Relevance for Phenomenology, The Amazonian Human Being: initial conceptions!, Cultural and Identity Characteristics of the Amazonian People, Contributions of Phenomenological Psychology to the Understanding of the Amazonian Being: a consubstantial look!, Phenomenological Approaches and Methods in Psychological Research, Challenges and Perspectives for Psychology in the Amazon, Sustainability and Interculturality in Psychological Practices or by way of final considerations. It is worth highlighting that the theoretical proposal of Phenomenological Psychology can effectively promote the mental health and well-being of communities, recognizing the intrinsic importance of the territory in the constitution of the human being and in their search for a full and meaningful life, after all, my territory is my body, my body is my territory.</p> Ewerton Helder Bentes de Castro, Janderson Costa Meira Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18220 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Arte e Cultura: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18221 <p>O presente estudo é resultado de um projeto que visou a manifestação da cultura dos povos indígenas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco na promoção da arte e cultura indígenas como instrumentos de inclusão e valorização da diversidade cultural na região amazônica. Por meio de um projeto extensionista realizado em uma escola pública de Urucará (AM), foram desenvolvidas atividades que integraram dança, música e debates sobre identidade cultural, proporcionando aos alunos o reconhecimento das raízes indígenas presentes em sua realidade cotidiana. O estudo discute os desafios e benefícios do ensino culturalmente situado na EJA, enfatizando a importância da valorização das culturas indígenas para a construção de uma educação plural, crítica e democrática. Os resultados indicam que a incorporação da cultura indígena no ambiente escolar contribui para a ampliação do conhecimento, o fortalecimento da identidade cultural e a promoção da inclusão social, além de estimular o respeito e a preservação das tradições locais. Ressalta-se a necessidade de políticas educacionais mais efetivas e continuadas que considerem a diversidade cultural da Amazônia, garantindo espaços pedagógicos que valorizem e reconheçam os saberes ancestrais como parte fundamental do processo educativo.</p> Klévia Paes Monteiro, Jane da Silva Paes Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18221 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Museu imaginário: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18245 <p>O artigo propõe a reflexão crítica sobre o ensino de Arte na escola pública brasileira, discutindo suas potencialidades, desafios e caminhos possíveis a partir de metodologias ativas, da interdisciplinaridade e da valorização da diversidade cultural. Iniciando o percurso pelo panorama histórico e político da inserção da Arte no currículo escolar, evidenciando os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nesse processo. Em seguida, são analisadas práticas pedagógicas que favorecem o protagonismo estudantil, a construção coletiva do conhecimento e o desenvolvimento da sensibilidade estética, com destaque para a aprendizagem baseada em projetos. A presente pesquisa também explora o papel das instituições culturais, como os museus, na ampliação do repertório dos alunos, defendendo uma aproximação entre cultura escolar e cultura artística contemporânea. A importância da inclusão digital e da acessibilidade nas práticas de ensino é discutida como elemento central para a democratização do acesso à Arte. Por fim, argumenta-se que o ensino de Arte, quando pautado em uma abordagem crítica, interdisciplinar e inclusiva, contribui para a formação integral do estudante, promovendo não apenas competências técnicas, mas também o desenvolvimento de valores éticos, sociais e culturais.</p> Jane da Silva Paes, Francisco José da Silva Aquino Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18245 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 A função orientadora da universidade e fatores intervenientes no rendimento acadêmico no ensino superior do Amazonas (Brasil) //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18246 <p>Este texto versa sobre a expansão do ensino superior e a necessidade de se ampliar medidas adequadas aos novos paradigmas face sua implicação quanto ao ingresso e permanência de estudantes que não tinham acesso a esse nível de ensino, avaliou-se a função orientadora da Universidade e suas ações para atender questões específicas, na promoção de mecanismos de inclusão diante as condições desfavoráveis dos estudantes no âmbito social e econômico. Para execução do objetivo proposto utilizamo-nos dos dados empíricos de pesquisas realizada no Laboratório de Avaliação Psicopedagógica, Educacional, Histórico Cultural e Social de Amazônia - LAPESAM, em relatórios do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC e dissertação de mestrado (GALDINO, 2013) e em autores que embasam a temática. &nbsp;Foi possível compreender em síntese que a função Orientadora da Universidade em seus aspectos gerais está institucionalizada, estas ações são recebidas pelos estudantes por parte dos docentes, dos coordenadores de curso, chefes de departamentos. As informações que se depreendem da oferta destas ações são importantes, pois mostram os fatores intervenientes que as originam e assumem papel relevante na vida acadêmica.</p> Zilmar da Cunha Galdino, Suely A. do N. Mascarenhas do N. Mascarenhas Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18246 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 O Brasil em seus Brasis: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18247 <p>O presente artigo aborda a complexidade e a riqueza da cultura brasileira a partir de sua formação histórica, marcada por processos de colonização, resistências, sincretismos e tensões sociais. Explora-se como a cultura nacional é formada pela convivência de múltiplos “Brasis” que se refere às expressões culturais regionais, populares, étnicas que incluem povos originários, processos de colonização, movimentos migratórios, que coexistiram, moldaram e ainda moldam identidades diversas em um mesmo território. A educação, a saúde e as políticas públicas são analisadas como campos fundamentais para o reconhecimento e a valorização dessa diversidade. O texto também discute o impacto das migrações recentes, com destaque para haitianos e venezuelanos, que contribuíram para novas dinâmicas culturais e exigiram respostas institucionais mais eficazes. Além disso, a arte é tratada como instrumento de resistência, pertencimento e transformação social, refletindo os desafios de democratizar o acesso cultural e promover o multiculturalismo genuíno. Reconhece-se que a cultura brasileira não é homogênea, mas pluridimensional, exigindo políticas inclusivas, educação crítica e compromisso institucional para que a diversidade não apenas seja tolerada, mas valorizada como um direito. Por fim, destaca-se a possibilidade de transformar o multiculturalismo como parte da realidade cotidiana de forma oficial e validada, pois é a experiência vivida por muitos, mas que pode ser compreendida e valorizada de forma equitativa e plural.</p> Jane da Silva Paes Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18247 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000 Pacto do Silêncio e Psicologia Fenomenológico-Existencial: //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18249 <p>O pacto do silêncio pode ser entendido como fenômeno social que reflete a tendência de reprimir ou ignorar experiências e verdades que precisam ser expressas. Em contextos clínicos ou terapêuticos, esse pacto pode se manifestar como obstáculo significativo à comunicação e à compreensão mútua, resultando em espaço onde as emoções e as vivências do sujeito permanecem inarticuladas. A psicologia fenomenológico-existencial, por sua vez, enfatiza a importância do contexto vivido e das histórias pessoais na formação da identidade. É uma perspectiva teórica, qualitativa, que se consubstancia na possibilidade de compreender as várias dimensões presents na vivência do silenciamento presente na relação terapêutica e a importância da perspectiva fenomenológico-existencial na compreensão do que aí está presente. O discurso em torno do "Pacto do Silêncio" reforça a importância de abraçar dilemas existenciais na prática psicológica. Reconhece o silêncio como um instrumento poderoso que reflete a luta por identidade, significado e conexão em um mundo frequentemente caótico. Desse modo, promover a consciência das complexidades que cercam o silêncio em ambientes terapêuticos não apenas aprimora a compreensão das experiências vividas pelos clientes, mas também enriquece o próprio relacionamento terapêutico. Por meio dessa lente, o silêncio se transforma de barreira em catalisador para o crescimento, guiando os indivíduos em direção a maior compreensão de si mesmos e de seu lugar no mundo. Envolver-se cuidadosamente com o silêncio pode, em última análise, levar a experiência mais profunda da existência, onde os clientes aprendem a articular suas verdades e a resgatar suas vozes nas narrativas de suas vidas.</p> Ewerton Helder Bentes de Castro, Gabriela Monteiro da Silva, Larissa Marialva Cortez, Gabriella Masulo Gomes, Luccas Dutra Vieira, Andreia Cristina Cordeiro Copyright (c) 2025 //periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/18249 Thu, 26 Jun 2025 00:00:00 +0000