Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica <p>O periófico AMAZÔNICA - REVISTA DE PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO, vinculado ao Grupo Multidisciplinar de pesquisa em Educação, Psicopedagogia e Psicologia Escolar - UFAM/CNPq, B1 no Qualis Capes 2017-2020, foi criado em 2008 com o objetivo de ampliar a oferta de veículos para divulgação da produção científica nos domínios científicos das Ciências Humanas sediados no cenário Amazônico.</p> <p>Tem se consolidado com a colaboração do seu corpo editorial na organização de volumes temáticos no campo da psicopegagogia, psicologia escolar e educação em sentido escolar e não escolar.</p> <p>Seu corpo editorial é constituido por pesquisadores de diversas regiões do Brasil, Portugal, Espanha, Moçambique, Angola, Cuba e México.</p> <p>Centenas de artigos inéditos do Brasil, Portugal, Espanha, Cuba, México, Angola e Moçambique integram os volumes publicados desde a criação em 2008.</p> <p>Somos gratos aos autores e membros do corpo editorial, comissão científica e apoio técnico pelo apoio e entusiasmo com a consolidação do periódico que alegremente celebra e agradeçe 15 anos de contribuições para a divulgação científica comemorados em 2022 (2008-2022).</p> pt-BR suelyanm@ufam.edu.br (Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas) adriela_marchi@hotmail.com (Adriela de Marchi) Sun, 31 Dec 2023 06:25:10 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Plantão psicológico em escolas do sistema público de ensino https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14216 <p>A formação em Psicologia preconiza que se considere as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia e, nestas, a inserção do discente em estágios básicos e profissionalizantes. O objetivo deste artigo é apresentar experiências no estágio básico a partir da vivência do plantão psicológico em escolas públicas em uma cidade na região norte do país. É um estudo sob o viés qualitativo em pesquisa. São apresentados 3 relatos de experiência com alunos de diferentes escolas. A análise de cada relato foi realizada a partir da proposta da Clínica dos Três Olhares. Foram observados os movimentos presentes nas histórias trazidas por cada uma das adolescentes em que conteúdos autodestrutivos, menos valia, configurações relacionais disfuncionais, violência sexual foram apresentados e, ao mesmo tempo, a partir da atuação dos plantonistas, novo olhar sobre si mesmas passou a ser experienciado, tendo em vista que, o olhar que antes fora de distorção, passa a sê-lo vivido de forma diferente, redimensionando a percepção de cada adolescente sobre si mesmas, passando a lançar um olhar de considerar-se&nbsp; a si próprias como seres-possíveis e, com isso, seres de possibilidade.</p> Ewerton Helder Bentes de Castro, Janderson Costa Meira, Atália Maria Schaeken Silva, Elcilene Lima de Macêdo, Emanuel Herbert Elias Alencar, Gabriela Monteiro da Silva Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14216 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 TRAJETÓRIA ESCOLAR DE POPULAÇÕES RURAIS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14217 <p>Temos por objetivo discutir pontos críticos e/ou exitosos da Educação do Campo segundo trajetórias escolares dos estudantes campesinos relacionadas ao ensino superior, através de revisão integrativa pelo modelo PRISMA realizada no Portal Periódicos CAPES, entre 2014-2019, pelos descritores: “educação do campo” AND “trajetória universitária”, “trajetória acadêmica”, “universitários”; “pedagogia da alternância” AND “ensino superior”. Após filtros e critérios de elegibilidade, dos 2140 artigos encontrados restaram 11 para discussão, que abordou as seguintes categorias: a) trajetórias escolares de jovens do campo não perpassadas pela Educação do Campo (migração pendular e êxodo rural; gênero; políticas de permanência; estereótipos e construção de identidade); b) trajetórias escolares perpassadas pela Educação do Campo (Pedagogia da Alternância relacionada à permanência no campo e no ensino superior). Concluímos que estas trajetórias aparentam mudar consideravelmente quando estão ou não atreladas às políticas da Educação do Campo.</p> Virgínia Karla Rosas de Souza, Marcelo Calegare Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14217 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA O ENSINO: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14218 <p>Considerando que as tecnologias estão cada vez mais imersas em nosso contexto social, este artigo apresenta um levantamento bibliográfico acerca de alguns trabalhos publicados em periódicos nacionais, monografias, dissertações, teses e livros nos últimos cinco anos sobre Robótica Educacional. A partir disso, pretendemos apresentar aos educadores e pesquisadores, referenciais e práticas de ensino como base de trabalhos futuros, bem como materiais e metodologias que auxiliem na educação dos estudantes para que possam ter uma noção abrangente e atual quanto ao tema aqui explanado. Para filtrar esta abordagem, escolheram-se como cerne de pesquisa, o Ensino Básico a fim de incorporar cada vez mais cedo à robótica nas escolas para assim desenvolverem projetos sociais ou acadêmicos. A partir das discussões e projetos realizados por outros autores acerca da inserção da robótica nas escolas, é que se pretende apontar os motivos que levaram a escrita deste trabalho, tal como analisar quais as dificuldades enfrentadas, benefícios proporcionados e rede de apoio escolar para o andamento deste tipo de intervenção.</p> Lizandra Meire Moreira Santos, Otávio Floriano Paulino, Simone Cabral Marinhos dos Santos Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14218 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 La importancia de la escucha y apoyo psicosocial al tutor institucional https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14219 <p>Apresenta-se uma intervenção de corte qualitativo transversal, realizada com professores vinculados ao Colégio de Ciências e Humanidades da Universidade Nacional Autônoma do México. Partindo da importância do autoconhecimento e reflexão do corpo docente, foram conduzidas sessões grupais de escuta, envolvendo tutores de estudantes do nível médio. Nesse ambiente grupal, foram desenvolvidas atividades de psicoeducação e reflexão para compartilhar experiências que ultrapassam o papel de ensino. Destaca-se a importância de reconhecer o acadêmico como uma pessoa com necessidades emocionais, deficiências e déficits, vistos como áreas de oportunidade. Sobretudo, ressalta-se a importância do desenvolvimento do potencial da pessoa ao permitir o reconhecimento, aceitação e promoção de atitudes de empatia, aceitação e compreensão entre os colegas docentes. Conclui-se ressaltando a importância da abertura desses espaços de acompanhamento e apoio psicossocial para o corpo docente das instituições da UNAM.</p> Leonardo David Hernández Hernández, Angel Corchado Vargas, Angélica Enedina Montiel Rosales, Eduardo Ismael Ruíz López Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14219 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA PARA APOIO AO ENSINO DA ÁLGEBRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14220 <p class="Resumo" style="margin-bottom: 0cm;">A matemática é uma disciplina em que os estudantes brasileiros demonstram dificuldade, e a gamificação pode ajudar no processo de aprendizagem. Uma aplicação gamificada precisa considerar aspectos de usabilidade para que seu objetivo seja devidamente alcançado. Este trabalho apresenta uma aplicação gamificada para o ensino de matemática no 9º ano do ensino fundamental, considerando aspectos de usabilidade baseados nas heurísticas de Jakob Nielsen e nas características de usabilidade da ISO 25010. A aplicação oferece revisões, desafios e jogos matemáticos interativos, especificamente sobre equações do 1º e 2º graus, visando melhorar o processo de aprendizagem dessa disciplina desafiadora para os estudantes brasileiros. As revisões apresentam atividades de forma interativa, perguntas relacionadas ao tema e <em>feedback</em> explicativo, enquanto os desafios têm o propósito de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução autônoma de problemas. A abordagem gamificada busca engajar e motivar os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente.</p> Thiago Matheus Torres Buarque, Maria Guadelupe Dourado Rabello, Cecília da Fonte Alves, Francisco Madeiro Bernardino Junior Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14220 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Características asociadas a los linchamientos en el estado de Puebla (México), una perspectiva psicológica https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14221 <p>El linchamiento ha formado parte de una cultura de violencia tanto en el presente como en el pasado, este fenómeno social engloba un conjunto de agresiones en contra de quien una comunidad enjuicia como culpable, aunque no sea evidenciada en muchos casos. De acuerdo con los datos, cuando se habla de México, Puebla es uno de los estados de la república con mayor registro de intentos de linchamiento, esto lleva a preguntarse cuales son los principales factores que llevan a la consumación de este suceso, para encontrar a una respuesta se recurre la formulación del perfil psicocriminologico conformado por el victimario, la víctima y la situación. La metodología se basa en un enfoque cualitativo en donde se recurre a una exploración en la literatura y análisis de notas periodísticas.</p> Iván Suárez Ramírez Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14221 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 OS SENTIDOS DO TRABALHO NA SAÚDE HOSPITALAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14222 <p>A pandemia da COVID-19 mobilizou as sociedades do mundo inteiro em suas mais diversas expressões, seja no âmbito da vida individual ou coletiva, com imensos prejuízos para a saúde dos indivíduos, para rotina da vida cotidiana, para a economia, e, em específico, para os sistemas de saúde. Além disso, acentuou as dificuldades na prestação de serviços dos profissionais de saúde, seja no âmbito da capacidade estrutural, organizativa, e física das unidades de saúde, seja no âmbito da experiência psicológica dos trabalhadores da saúde hospitalar perante o cenário pandêmico. Este artigo decorre de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e analítico, baseada no método empírico-fenomenológico, e realizada junto a trabalhadores de um hospital infantil, com o objetivo de analisar os sentidos das experiências dos trabalhadores da saúde hospitalar diante das exigências e desafios impostos pela pandemia da COVID-19. De maneira geral, os resultados da pesquisa apontam que a pandemia foi vivenciada pelos trabalhadores como um evento abrupto que causou grandes repercussões ocupacionais, com reações predominantemente temerosas, sobrecarga de trabalho, busca por autopreservação e preservação de pessoas afetivamente importantes, e sentimento de desamparo do trabalhador perante a conjuntura organizacional do sistema público de saúde.</p> Thiago Serrão Brasil, Joelma Ana Gutiérrez Espíndula Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14222 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 A violência doméstica e contexto escolar https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14223 <p>A violência, considerada um fenômeno crescente que incide de forma direta e indireta nos distintos domínios da convivência social, tem sido um tema constante no cenário dos debates acerca dos fenômenos sociais. Sabe-se que situações dessa natureza provoca uma série de modificações nos contextos em que a pessoa que sofre violência transita. O objetivo deste estudo é compreender a concepção de discentes do Ensino Fundamental e Médio acerca da concepção da violência doméstica na vivência escolar sob o viés da Fenomenologia de Martin Heidegger. A pesquisa é sob o viés qualitativo, descritivo e exploratório. Foi utilizado o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia e a análise das entrevistas a partir da teoria de Martin Heidegger. O instrumento foi a entrevista fenomenológica que partiu de questão norteadora e apresentou desdobramentos. Foram participantes 8 alunos. Encontraram-se 5 categorias: a) <strong>Violência doméstica: </strong>o olhar sobre o fenômeno; b) <strong>A vida é um profundo vale, há vida, mas a partir de profundos rasgos n’alma; c) Falar sobre violência doméstica: </strong>sentidos e significados; d) <strong>Mudança de realidade: </strong>a responsabilidade de todos nós!; e) <strong>Plantão psicológico: </strong>nicho de possibilidades de acolhimento, escuta e cuidado! Conclui-se que os adolescentes têm uma concepção bem ampla acerca do fenômeno violência doméstica, suas causas, as dores e sofrimentos aí presentes, expressando sentidos e significados e a possibilidade de mudança que alguns não acreditam seja possível e apontam ainda a importância do Plantão Psicológico em Escolas Públicas como uma instância de escuta, acolhimento e cuidado</p> Atália Maria Schaeken Silva, Ewerton Helder Bentes de Castro, Janderson Costa Meira, Gabriela Monteiro da Silva, Nataly Barbosa de Souza, Gabriella Masulo Gomes Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14223 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 DESAFIOS PSICOLÓGICOS NA FORMAÇÃO https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14224 <p>O presente estudo busca explorar e compreender os desafios relacionados ao adoecimento mental entre acadêmicos de psicologia. A formação nessa área envolve aprofundamento em questões emocionais e psicológicas, criando um ambiente propício para o surgimento de problemas de saúde mental. Abordaremos as principais causas, impactos e possíveis estratégias de prevenção e apoio. Destaca-se a imprescindibilidade de considerar-se a percepção da própria pessoa sobre o seu processo de adoecimento, a maneira como seu contexto social a modifica tanto positivamente quanto negativamente, assim como sua visão de cuidado.&nbsp; Logo, enfatizamos que as práticas de saúde devem estar respaldadas neste aspecto, evitando os modelos que buscam enquadrar a pessoa em padrões que acabam por desconsiderar a história de vida e desvalidar os processos de saúde-doença.</p> Amliz Andrade da Silva Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14224 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 PARA ALÉM DO PROTAGONISMO https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14225 <p>Em diversas produções audiovisuais, as protagonistas são retratadas com o ideal feminino: frágeis, inocentes e dependentes de figuras masculinas. Concomitante a este fato, surgem produções no caminho inverso: as animações japonesas com protagonistas mulheres e crianças, em que os personagens masculinos servem como apoio, ao contrário de salvação. Nestas obras, demonstram a própria autoria por meio da capacidade feminina; em aventuras, resolução de problemas, descobertas de mundos e de si-mesmas. Assim, o objetivo deste estudo, relato de pesquisa de iniciação científica, é compreender a pluridimensionalidade do ser-mulher em meios às produções de arte que expressam a representatividade, sob o viés da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. O viés de pesquisa é o qualitativo, com característica descritiva e exploratória, a partir do método fenomenológico-psicológico. A obtenção de dados através da entrevista fenomenológica áudio gravada que partiu de uma questão norteadora e a análise dos dados a partir do referencial de Maurice Merleau-Ponty. São colaboradoras da pesquisa 7 mulheres espectadoras de animações japonesas (animes). Foram elaboradas as seguintes categorias: <strong>Anime-aprendizagem: outro olhar sobre a vida e as relações; As facetas do machismo: </strong>a realidade influencia os animes; <strong>Ser-autora, designo meu próprio caminhar: </strong>a contribuição dos personagens femininos! Conclui-se que o campo da temática oferece ampla gama de possibilidades para análise e pesquisa, pois envolve a abordagem interdisciplinar, influência sociocultural e impactos na educação, mídias e sociedade.</p> Gabriella Masulo Gomes, Atália Maria Schaeken Silva, Janderson Costa Meira, Ewerton Helder Bentes de Castro, Gabriela Monteiro da Silva, Nataly Barbosa de Souza Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14225 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 O boi-bumbá como instrumento de formação docente para o professor de Educação Física https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14229 <p>A formação do professor de Educação Física é entendida como ponto crucial e nos últimos anos vem ganhando destaque quanto às necessidades de práticas inovadoras e de qualidade no processo de ensino e aprendizagem. A região norte possui um festival reconhecido mundialmente, o Festival Folclórico de Parintins, cujos bois trazem discussões atuais e relevantes para sociedade utilizando os elementos culturais amazônicos. Este estudo objetivou analisar o conhecimento dos docentes dos cursos de Educação Física de Manaus em relação aos elementos culturais amazônicos presentes no boi-bumbá enquanto instrumento formativo. Para isso, valeu-se de pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, com análise de conteúdo de Bardin (2016), junto de cinco professores dos cursos de Educação Física de quatro instituições superiores de ensino de Manaus que ministram/ministraram disciplinas de atividades rítmicas expressivas e/ou ginástica, escolhidos por amostra proposital. Como principais resultados, percebeu-se que os professores têm pouco conhecimento sobre o Festival Folclórico de Parintins e que não utilizam o conteúdo do boi-bumbá para além de movimentos métricos da dança. Conclui-se, assim, que é necessária uma formação voltada para a arte-educação, introjetando no docente a importância de compreender o contexto no qual vive, de forma a educar pensando na própria Amazônia.</p> Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Lionela da Silva Corrêa, Loren Beatriz Sampaio Assis , Adan Renê Pereira da Silva, João Otacílio Libardoni dos Santos Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14229 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE BRIÓFITAS EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14230 <p>As briófitas são plantas avasculares que necessitam de água para realizar sua fecundação, podendo ser encontrada nos mais diversos substratos. A Amazônia abrange uma das maiores florestas tropicais, que apresenta um clima quente e úmido, criando assim um ambiente propicio para a propagação de briófitas, sendo assim, este trabalho objetivou verificar a percepção dos moradores sobre briófitas no município de Humaitá-AM. O trabalho foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas – CEP/UFAM, com o CAAE de número 14931319.4.0000.5020, onde foram selecionados seis bairros mais populosos de Humaitá, na qual os critérios para a seleção de informantes constituíram naqueles moradores que residem no mínimo de cinco anos no bairro e maiores de 18 anos. Durante estas entrevistas, obtiveram-se informações sobre o perfil socioeconômico dos moradores, abrangendo questões socioeconômicas, além da percepção destes em relação à importância das espécies de briófitas. Verificou-se que dos 54 entrevistados, 95% não sabiam denominar de forma correta o termo “briófitas”, apenas apresentava um conhecimento empírico sobre a espécie, citando-as como capim, pragas e que seria um parasita que propagava nas árvores. Além disso, 75% dos entrevistados citavam como remédio, porém, não aprofundavam o assunto, ou seja, não sabiam explicar os valores e importância que as briófitas proporcionam ao meio ambiente. Conclui-se que no decorrer do trabalho ocorreram problemas, sendo eles, resistência em algumas entrevistas pelos moradores, isso já sendo esperado, pois quando se trabalha com entrevistas, há certo receio da população em conversar sobre um assunto no qual não tinha conhecimento sobre briófitas, o que levavam ao medo de responderem errado. Observou-se que a população de Humaitá não usa as briófitas como planta medicinal tão pouco para outros usos, mesmo assim, os entrevistados demonstraram de forma geral ter noção da importância destas para o meio ambiente e sociedade. Isso contribuirá bastante para futuros estudos, no qual aprofundará a importância de conscientizar para a conservação das briófitas no município de Humaitá e na melhoria de nosso ecossistema.</p>  Kayllan Virgílio Aleixo Diogo,  Larissa de Souza Saldanha, Rosineide Campos Chaves, Osvanda Silva de Moura, Renato Abreu Lima. Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14230 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Desenvolvimento e Validação da Escala de Autogratidão (EAG) https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14231 <p>Este estudo aborda a notável carência de instrumentos psicométricos validados para aferir o construto de Autogratidão, definido como a capacidade de reconhecimento e apreciação pessoal pelas próprias realizações e qualidades. Dada a importância deste construto para o desenvolvimento pessoal e a saúde mental, o objetivo principal desta pesquisa foi o desenvolvimento e a validação de um instrumento psicométrico específico para medir a Autogratidão. Para atingir tal objetivo, foi empregada a Escala de Autogratidão (EAG) em uma amostra diversa, consistindo em 256 participantes brasileiros de diferentes regiões do país. A EAG, composta por 11 itens cuidadosamente selecionados, foi submetida a métodos estatísticos visando garantir a confiabilidade dos resultados, incluindo a análise de componentes principais e técnicas multidimensionais. Os resultados obtidos apontaram para uma estrutura unidimensional da escala, com um nível de consistência interna notavelmente alto (alfa de Cronbach = 0,930). Além disso, a EAG demonstrou correlações positivas significativas com escalas de autoestima, consolidando sua validade convergente e discriminante. Este achado reforça a aplicabilidade da EAG em pesquisas dentro dos domínios da psicologia cognitiva e positiva. Em suma, a Escala de Autogratidão emerge como um instrumento promissor, oferecendo novas perspectivas para estudos futuros no campo emergente da Autogratidão, um tema até então pouco explorado na literatura psicológica contemporânea</p> Marijaine Rodrigues de Lima Freire, Alexsandro Medeiros do Nascimento Medeiros do Nascimento, Antonio Roazzi Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14231 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Biopoder https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14232 <p>A “medicalização da vida” é tema que tem sido explorado por diversos campos afins de&nbsp;compreensão, entre eles a saúde coletiva e psiquiatria com as obras foucaultianas. Esta&nbsp;pesquisa analisou o conceito de biopoder a partir de hipóteses foucaultianas ao discutir o papel da&nbsp;psiquiatria sobre o controle dos corpos lá, então e agora. Desenvolvemos uma análise da relação entre&nbsp;biopoder e o poder psiquiátrico, além da descrição do que seria esse último. Através dessa análise é possível refletir sobre as relações entre biopoder e a medicalização da vida no mundo contemporâneo. Utilizamos o método de Revisão de Literatura com cunho narrativo e de caráter&nbsp;qualitativo, que permite o cotejamento e análise crítico-reflexiva sobre os textos considerados. Para&nbsp;execução do percurso metodológico aqui empregado na pesquisa bibliográfica, foi criado um banco de&nbsp;dados constando dos textos relevantes, os quais foram submetidos a sínteses integradas e fichamentos. As considerações teóricas revisadas ainda são pertinentes para compreensão da medicalização na atualidade. Os resultados da pesquisa, contribuem com arcabouço teórico para futuras&nbsp;pesquisas empíricas e teóricas sobre as produções de Foucault que nos levem a compreender os dilemas&nbsp;da atualidade, além do mais, auxiliar na elucidação e reflexão crítica do que é o <em>“Saber/poder”&nbsp;psiquiátrico</em> e suas implicações para os cuidados da saúde no mundo atual.</p> André Henrique Rodrigues Pantoja , Denise Machado Duran Gutierrez Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14232 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 TDAH https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14233 <p>A afetividade é fundamental para as relações humanas e não é exceção na sala de aula. Um ambiente que permite espaço para o afeto será um lugar mais harmonioso e refletir sobre as emoções no processo de ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é fundamental para compreendermos os benefícios que tal mediação traz não só em sala de aula, mas em toda a vida social do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da afetividade como estratégia pedagógica para alunos com esse Distúrbio, caracterizando o cotidiano escolar desses alunos que apresentam o TDAH e como a escola tem lidado com esse processo de aprendizagem considerando a relevância do afeto na mediação da educação dessas crianças. A pesquisa utilizou uma abordagem teórica embasada em vários autores, que abordaram de diferentes formas o TDAH. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica em que os dados mostram que com práticas adequadas e afeto as crianças com o transtorno conseguem desenvolver seu aprendizado com maior foco e entusiasmo. Observou-se que apesar do cotidiano dos educadores com os alunos e suas vivências, ainda faltam cuidados e conhecimentos que realmente viabilizem o ensino como um professor mediador afetivo, a fim de superar as limitações e dificuldades com os alunos. Concluímos, portanto, que além da formação continuada e de conhecer a realidade do aluno, o professor precisa ser afetuoso, cuidadoso, carinhoso e empático, para que assim construa uma relação sólida e alcance um bom desempenho do seu educando.</p> Andreia Fraga da Silva Sá, Tauany Paula Castro de Lima, José Hugo Gonçalves Magalhães, Alexsandro Medeiros do Nascimento, Antonio Roazzi Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14233 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Analysis of the Effectiveness of Computerized Cognitive Training in Children https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14234 <p>It is believed that Computerized Cognitive Training (CCT) programs promote improvements in cognitive performance; however, there still needs to be more consensus on its effectiveness and limitations. This study aimed to present CCT programs for children used in the last five years, identifying their effectiveness and the impact of design factors. A systematic review with meta-analysis was carried out by searching for papers in SciELO, PubMed, CAPES, and ScienceDirect. Twenty studies were analyzed for quality, risk of bias, and effect sizes, covering 2.116 participants. The intervention programs varied considerably, with Cogmed and Braingame Brian being the most commonly used. The overall effect size of the interventions was medium and significant both for the trained cognitive domains and for related skills, which were also better after training, such as academic performance, executive functions, and symptoms. The most effective designs were interventions in a game format, with motivational and applied feedback at school, which indicates the relevance of the insertion of CCT in the school curriculum. It is suggested that CCT is effective in improving cognitive performance in children, but its effectiveness varies across domains and is influenced by design choices.</p> Alanny Nunes de Santana, Antonio Roazzi, Jéssica Daniele Silva de Vasconcelos Marques, Alena Pimentel Mello Cabral Nobre Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14234 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Disinformation https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14235 <p>Disinformation is currently used by elected leaders or those who aspire to power to arouse suspicion about governments, research institutions, political parties, and legal systems, in order to arouse feelings of skepticism, frustration, and indignation in the population and thus garner more political support. In Brazil, the spread of disinformation phenomena is related to serious social problems, such as vaccine hesitancy, invasion of democratic institutions, and electoral crimes, with serious consequences for life in society. Thus, the research seeks to bring theoretical contributions to the theme, still little explored in the national context, in order to assist in the proposition of public policies that can strengthen the population's confidence in Brazilian public institutions and, thus, allow the State to continue acting in the interest of the people and ensuring their social and economic well-being, without running the risk of power falling into the hands of private interests.</p> Gabriela Araújo Silveira, Antonio Roazzi, Veronica Cucchiarini, Alexsandro Medeiros do Nascimento Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14235 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Unraveling Autistic Consciousness https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14236 <p>This article explores the underlying mechanisms of motor and language disorders in autism, employing a propositional critique based on Henri Bergson's philosophical framework. Building upon Eugène Minkowski's application of Bergsonian philosophy, this study reexamines theoretical assumptions in psychiatric research, with a particular focus on schizophrenia and its parallels to autism. In the field of phenomenological studies, this investigation pioneers the application of Bergsonian analysis to autism, dissecting non-social behaviors like stereotypies, echolalia, and exceptional memory. More specifically, based on these propositions, we challenge the prevailing assumption of a dichotomy between physical and subjective states that underpins autism research in psychiatry and cognitive psychology. On the contrary, we propose that autism signifies a comprehensive alteration in existential experience, rather than a collection of isolated symptoms. Therefore, establishing as a fundamental idea the existence of an imbalance between perception and memory, we consider that speech and motor "stereotypes", more than mere repetitive and involuntary acts, are part of the subject's creative effort to integrate self-experience. (In regard to) Concerning the conception of cognition, we argue for a broader cognitive model in autism that integrates brain function with motor schemas and environmental interactions. In fact, by examining the problem in its historical, philosophical, and cognitive dimensions, our analysis endeavors to enrich dialogues on pathological phenomenology and consciousness, while critically appraising modern interpretations of autism that overemphasize organic causality. Ultimately, we question the reductionist view that attributes autistic behaviors solely to organic causes and prioritizes social interaction deficits.</p> Ana Elisabeth Barreto de Barros, Antonio Roazzi, Alexsandro Medeiros do Nascimento, Bruno Campello de Souza , Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14236 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Generative AIs in Higher Education https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14237 <p>This study investigates the impact of generative artificial intelligence (gAI) in higher education, with a specific focus on the dynamics between students and faculty. Through an in-depth analysis, it examines the adoption and application of gAIs, such as OpenAI's ChatGPT, across a range of academic disciplines, emphasizing both their potential and limitations. Utilizing the Cognitive Mediation Networks Theory (CMNT), the research aims to elucidate the influence of gAIs on cognitive processes and the educational landscape as a whole. A comparative analysis is conducted on the engagement levels with gAIs among students and professors, utilizing a convenience sample of 132 participants. The findings indicate no significant differences in the extent of gAI interaction between the two groups; however, students demonstrate a more diverse range of applications, suggesting a deeper integration of these technologies in their academic pursuits. The study posits that generational variations in cognitive adaptation and technological familiarity may explain the differential assimilation of gAI between students and faculty. This research contributes to a nuanced understanding of the role of gAI in shaping educational practices and cognitive development in the context of higher education.</p> Bruno Campello de Souza , Agostinho Serrano de Andrade Neto, Antonio Roazzi, Silvania Carrilho Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14237 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 PRÁTICAS POPULARES DE CUIDADO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NA AMAZÔNIA E SUA RELAÇÃO COM O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 – SAÚDE E BEM ESTAR https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14238 <p>Saúde e desenvolvimento são categorias intimamente relacionadas. visto que para assegurar uma vida saudável e a promoção do bem-estar faz-se necessário não apenas ações e serviços de saúde, mas também a garantia de condições sociais e ambientais para o pleno viver. Este artigo tem por objetivo refletir acerca das relações de saber e poder existentes no uso das práticas populares de cuidado em saúde, a partir da perspectiva dos profissionais atuantes na unidade básica de saúde da comunidade de Mentai – Rio Arapiuns, e sua relação com a Agenda 2030 para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3). A pesquisa foi apoiada no referencial teórico das Práticas Populares de Cuidado e tem como base metodológica o método arqueológico de Michel Foucault. Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde atuantes na UBS da comunidade, localizada na Resex Tapajós-Arapiuns em Santarém. Conclui-se que as práticas populares de cuidado em saúde podem desempenhar um papel significativo na promoção da saúde e da sustentabilidade na Amazônia, sobretudo, no alcance do ODS3 – Saúde e bem-estar, visto que essas práticas colaboram para a promoção da saúde e tratamento de doenças, complementando os sistemas oficiais de saúde.</p> <p>&nbsp;</p> Layla de Cassia Bezerra Bagata Menezes, Mirna Brito Malcher Pedroso, Tania Suely Azevedo Brasileiro Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14238 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Formação em Psicologia https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14239 <p>A formação em Psicologia em nosso país remonta há bastante tempo. O marco do ensino propriamente dito é diretamente relacionado ao ano de 1962. A partir daí, tem sido empreendido pelo Conselho Federal, esforços no sentido de consolidar, em vários aspectos, o processo formativo nessa área do saber em nosso país. O objetivo deste ensaio é compreender a pluridimensionalidade da formação em Psicologia no Brasil. São apresentados uma série de fatores considerados fundamentais para a consolidação da graduação e da pós-graduação. Assim, são trazidos alguns tópicos relevantes: a história da Psicologia no Brasil, regulamentação como profissão, formação em Psicologia, ética e código de ética, atuação profissional, desafios e tendências, impactos sociais, desafios éticos e diversidade, perspectivas futuras, Psicologia e Sistema Único de Saúde, egressos. Conclui-se que muito há a ser realizado para além de idealizações teórico-metodológicas herméticas e que temáticas importantes são transversais à formação e não a formação em si mesma.</p> Ewerton Helder Bentes de Castro Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14239 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Nudge-based interventions in the decision-making of women victims of violence https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14240 <p>This study conducts an integrative review to explore the issue of violence against women and the effectiveness of nudge-based behavioral interventions developed in recent years. The research was conducted using Google Scholar, Scopus, Scielo, and PubMed, utilizing keywords such as "Nudge," "violence," and "women." The search was limited to English, Spanish, and Portuguese articles between 2013 and 2023. After applying predetermined inclusion and exclusion criteria, only three articles were deemed suitable for the final analysis. This highlights a significant gap in research within this domain, particularly in Brazil, where femicide rates rank among the highest globally. The study identified two primary analytical categories: (1) Gender Violence as a Structural Phenomenon and (2) Nudges as Behavioral Tools: Exploring Potential and Limitations. The paucity of findings underscores the urgent need for further research in this area. Advancing our understanding is imperative to develop effective intervention strategies to mitigate violence against women.</p> Bárbara Fernanda Cunha de Abreu, Antonio Roazzi, Veronica Cucchiarini, Bruno Campello de Souza , Alexsandro Medeiros do Nascimento, André Caetano Alves Firmo Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14240 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Mediação Metacognitiva e Ensino Inclusivo de Ciências junto a Estudantes com Deficiência Visual https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14241 <p>O objetivo deste artigo é sistematizar e exemplificar a mediação metacognitiva numa perspectiva inclusiva, com foco no estudante com deficiência visual, a partir de uma sequência didática de Ensino de Ciências. A metacognição colabora neste processo com a capacidade de aprender a aprender. Pautado na aprendizagem significativa, os conteúdos são articulados e com sentido para/por quem aprende, em contraposição à mera memorização e reprodução sem compreensão e/ou engajamento. A metodologia ativa se coaduna a esta perspectiva e enfatiza o processo de ensino-aprendizagem dialógico almejando a reflexividade, a proatividade e a emancipação. O problema básico é que o ensino de Ciências Biológicas se apoia muito em imagens, o que traz dificuldades para o estudante com deficiência visual. Assim sendo, destaca-se a relevância da produção de materiais didáticos inclusivos, por exemplo, objetos táteis, que tenham uso recomendado a todos os estudantes. A oferta dos materiais educacionais é fundamental, mas o modo de mediar a aprendizagem na interação com o material enriquece a experiência de co-construção de conhecimento. A revisão narrativa realizada neste estudo encontrou evidências de impacto positivo da metacognição no ensino de Ciências. A discussão teórico-metodológica centrou-se na mediação educacional fundamentada no modelo de educação dirigida, considerando as quatro linguagens morfogenéticas (Forma, Designação, Imaginário e Recursão). A aplicação da elaboração dirigida foi exemplificada através de uma articulação inclusiva com uma proposta de sequência didática utilizando materiais táteis. Espera-se que o exemplo de mediação metacognitiva dissertado contribua para a práxis docente, com o fortalecimento do elo entre teoria e prática docente</p> Karla Beatriz Lopes Baldini, Valéria Marques, Eliana Michelle Paviotti Fischer Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14241 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 O atendimento psicológico de mulheres lésbicas https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14242 <p>A Resolução do Conselho Federal de Psicologia de número 01/99, proibiu a patologização da homossexualidade; seja por meio da atividade clínica, ou pela participação em serviços e eventos que promovessem as “terapias de conversão”. O psicólogo é um profissional da saúde que está em constante contato com questões relativas à sexualidade humana. Tendo isso em vista, é importante entender como as pessoas que não se encaixam nos padrões heteronormativos da sociedade estão vulneráveis em vários aspectos. Existem pesquisas que pontuam como adultos que pertencem a minorias sexuais possuem um risco aumentado de desenvolver psicopatologias com relação a população adulta heterossexual. Mulheres lésbicas encontram-se em um quadro de dupla vulnerabilidade, por serem mulheres e homossexuais, além de sofrerem agressões indiretas como a invisibilidade, o que pode ser visualizado como uma maneira de invalidar a sua existência e não ter sua identidade respeitada. Entender esse contexto pode ser um auxílio ético para o atendimento dessa comunidade na clínica psicológica. O objetivo deste estudo foi realizar um ensaio sobre o atendimento psicológico para as mulheres lésbicas</p> Sabrina Andrade Rocha, Marciana Gonçalves Farinha Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14242 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 EL GRUPO DE REFLEXIÓN COMO ESPACIO DE ESCUCHA QUE PROMUEVE EL BIENESTAR PSICOLÓGICO EN JÓVENES UNIVERSITARIOS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14243 <p>Se presenta una investigación concerniente a la promoción y fomento del bienestar psicológico en jóvenes universitarios. Se realizó un grupo de reflexión con diez participantes, empleando el análisis fenomenológico cualitativo para la comprensión de las experiencias subjetivas de los y las participantes en durante el confinamiento por la pandemia del SARS-CoV-2/COVID-19. En dicho espacio protegido de diálogo, se encontró que los y las estudiantes coincidieron en vivencias relacionadas con seis categorías, a saber: resiliencia ante la pandemia, autoestima, autoactualización, impacto e influencia de la familia, resacralización y la forma como se vivió el aislamiento. Se analizaron las categorías, rescatando fragmentos del discurso de quienes participaron y se les dio una interpretación desde el marco teórico conceptual de la psicología existencia humanista. Se concluye en la importancia de generar en el ámbito educativo y de manera permanente, espacios de escucha para que el estudiantado reflexione acerca de su bienestar psicológico, las estrategias de afrontamiento con las que cuenta ante situaciones difíciles y ante todo, considere que al no ser juzgado y en cambio, se aceptado, considerado en un clima de congruencia, autenticidad y empatía, puede iniciar un camino hacia la consecución de la salud mental.</p> Angel   Corchado Vargas , Paulina Guadalupe Barquera de la Fuente, Jesús Monroy Montoya, Juan Martin Ramírez Gutiérrez, Leonardo David Hernández Hernández Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14243 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 CRIATIVIDADE EM TEMPOS PANDÊMICOS NA ATUAÇÃO DOCENTE https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14244 <p>O ano de 2020 será lembrado mundialmente pela pandemia de Covid-19, que até o final de 2021 já vitimou mais de 600 mil vidas no Brasil. A partir de março de 2020 as aulas presenciais foram suspensas nas universidades federais do país. Passados quase dois anos de pandemia e distanciamento social, nesse contexto, muitas foram e são as alternativas apresentadas e há muitos discursos em torno da continuidade ou não das atividades educacionais intermediadas pela internet. Neste texto buscamos explorar os saberes e a criatividade docente em tempos pandêmicos por meio das trajetórias e narrativas no/do cotidiano escolar.</p> Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14244 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 GAMIFICAÇÃO COMO RECURSO DIALÓGICO SOBRE DIREITOS HUMANOS E PROMOÇÃO DE CIDADANIA https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14245 <p>Processos de produção de conhecimento em espaços coletivos envolve o campo da experimentação e da vivência e a construção de espaços de prática educativa-reflexiva. A questão que orienta este estudo é como aprender e cuidar, orientados pelos direitos humanos, através de práticas grupais? Deste enquadre, pretende-se debater sobre a gamificação como ferramenta de mediação, metodologia ativa, valor pedagógico e recurso de cuidado ético de si. Referenciados nos estudos socioculturais destaca-se a centralidade dos processos de produção de significados, mediadas pelas experiências eu-outro cotidianas. A pesquisa bibliográfica é utilizada como referência para coletar dados na revisão da literatura. A gamificação atua na dinâmica do processo de aprendizagem em Direitos Humanos, em práticas grupais e espaços coletivos e, embora carece de mais estudos, apresenta-se como recurso de dialogicidade na expansão da consciência quanto às condições que ampliam e/ou subtraem a dignidade humana, em desenvolvimento de engenhosidades e criticidade, orientada à ação transformadora. Verifica-se assim, a relevância social do jogo na produção de subsídios para a potencialização do debate, a implantação de políticas públicas e a comunidade em geral.&nbsp;</p> Suzi Brum de Oliveira, Paula Cristina da Silva Cavalcanti, Eliane Michelle Paviotti Fischer Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14245 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 PSICOLOGIA GERAL E JURÍDICA E SUAS TEORIAS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14246 <p>A psicologia abrange diversas áreas de atuação, quando se trata de casos que envolvam a lei, existe a psicologia jurídica, que parte da imbricação de conhecimentos em psicologia e direito, o que possibilita lidar com questões como adoecimento mental implicado e suas implicações em processos cíveis e criminais, além de estar ter participação no judiciário de diversas formas, como no direito penal, questões referentes à família, infância e adolescência, testemunhas, interrogatório, etc. A psicologia independente da abordagem teórica pode ser de suma importância no decorrer de diversos casos jurídicos, a psicanálise, participação referente a testemunhas e avaliação psicológica são alguns exemplos abordados no presente artigo, que visa compreender o que é a psicologia jurídica, sua relevância, formas de atuação e implicações, além de abarcar o caráter subjetivo inerente ao fato de lidar com seres humanos e o próprio olhar humano acerca de tudo que envolve cada caso, para a melhor resolutividade dos conflitos, litigâncias e processos de modo geral. Dessa forma foram considerados alguns aspectos desta ciência como a necessidade dos conhecimentos em psicologia, para trabalhar diferentes casos, que exigem o entendimento não somente da lei, mas dos comportamentos humanos e em sociedade, além de contextualizar, analisar as circunstâncias e verificar com as ferramentas disponíveis e restritivas dos psicólogos, dados que não seriam possíveis sem um profissional da psicologia jurídica.</p> Mauro Batista Negreiros, Jane da Silva Paes Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14246 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Reconstruindo Laços https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14247 <p>As práticas em Psicologia Social Comunitária estão diretamente relacionadas ao compromisso com a mobilização de populações excluídas e com desafios à identidade profissional do psicólogo. Neste artigo apresentamos um relato de experiênciavivenciado pelas discentesdo curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Foi realizada uma roda de conversa intitulada “Nossos sonhos e utopias”com um grupo de refugiados venezuelanos, acolhidos na cidade de Manaus-AM. Os resultados mostraram a importância da autuação do psicólogo no contexto comunitário, priorizando ferramentas como as rodas de conversa e oficinas temáticas como instrumento de reflexão e mudança a partir do próprio sujeito. Concluímos pela potencialidade da associação entre intervenções que permitam trabalhos de extensão com atividades de pesquisa e formação, uma estratégia importante no redirecionamento crítico e engajado do profissional para dimensões comunitárias, institucionais e sociais do saber e do fazer da Psicologia brasileira.</p> Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira, Sinthia Constancia Mar da Cunha Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14247 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14248 <p>&nbsp;O presente artigo trata de questões atuais sobre a formação em psicologia, com ênfase na compreensão de como está sendo o contato em psicologia&nbsp; dos discentes e das práticas durante a formação, para demonstrar como essa realidade se dá, conta-se o relato de experiência sobre as vivências experimentadas no campo do Estágio II para conclusão da disciplina de Práticas Integrativas II, do curso de bacharel em Psicologia pela UNINASSAU- RN, que se deu frente à necessidade de garantir o desenvolvimento e o equilíbrio emocional dos atletas de <em>goalball</em> e por fornecer apoio para lidarem com os fatores psicológicos que influenciam no dia a dia e no período das competições. O objetivo do trabalho relatado foi conhecer o campo da psicologia do esporte, bem como quais os tipos de intervenções a serem utilizadas para PCD com baixa visão e cegos no que diz respeito a performance e desempenho em quadra e trabalho em equipe. Foram realizados acolhimentos com atletas, bem como uma reflexão acerca dos atravessamentos que estes têm na sua vida pessoal que interferem na sua atuação. No decorrer de todo processo foi possível compreender a necessidade de apoio e suporte psicológico ao atleta, bem como, o quanto os fatores externos podem interferir no desempenho da equipe. Com base nesse relato é possível perceber o potencial de desenvolvimento, aprendizado e colaboração mútua presente nos objetivos de práticas em psicologia, que se dão em realidades diversas, buscando atender as demandas presentes, além de proporcionar ao aluno a percepção de horizontes de atuação na contemporaneidade</p> Valéria Maria de Sousa Laranjeiras, Jane da Silva Paes, Ana Amélia Carvalho Guimarães Tinoco Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14248 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 O CONTRIBUTO DA GESTÃO DEMOCRATICA PARA A QUALIDADE DE ENSINO https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14249 <p>A problemática da gestão escolar constitui uma condição necessária nas instituições de ensino e constam da maior parte das orientações políticas para a educação. Nesse sentido, o estudo desta problemática, tem como principal objecto o contributo da gestão democrática e de qualidade de ensino. Para o efeito, tivemos em consideração a conceitualização de gestão democrática e seus benefícios para a educação. Ressalta ainda a influência da participação de todos como um dado adquirido na garantia da qualidade de ensino. Não obstante, podemos considerar que a gestão democrática nas escolas é extremamente importante, visto que, é da gestão democrática que se proporciona um trabalho de base colectiva que permite a partilha, visando o alcance dos objectivos da educação e, a qualidade no ensino.</p> Ana Ângela Machado Dimande Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14249 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Reflexões e relato sobre o colapso colonial e a esperança por uma Psicologia do Bem Viver https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14250 <p>Este texto é o resultado de uma conferência apresentada no VII Encontro Regional Norte da ABRAPSO, ocorrido em junho de 2023, em Santarém/Alter do Chão (Pará). Trata-se dos sentidos e experiências de uma pessoa negra, homoafetiva, amazônida e autista que sentiu o impacto dos múltiplos sistemas de corrosão da vida que a cisão humanitária colonial produziu. A linguagem no texto é uma forma de transgressão feita na insurgência de quem vive de modo forasteiro no mundo moderno colonial e estabelece outros modos de relação com as palavras e suas construções narrativas. Sob considerações decoloniais, temas como humanidade colonial, exploração da Natureza e as possibilidades de uma Psicologia do Bem Viver são abordados a partir de uma perspectiva fenomenológi</p> Leandro Aparecido Fonseca Missiatto Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14250 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Diálogo entre Análise de Discurso e Análise Narrativa Dialógica Emancipatória https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14251 <p>Este texto apresenta uma proposta de diálogo entre duas metodologias relacionadas à pesquisa qualitativa, no âmbito da pesquisa narratológica, são elas: Análise de Discurso e Análise Narrativa Dialógica Emancipatória (ANDE). O estudo se deu através de uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de destacar os elementos de cada tipo de análise e estabelecer um diálogo entre elas. Foram utilizados como pontos principais: história, teorias base, principais autores, principais conceitos, objetivo de pesquisa, posição do pesquisador, procedimentos básicos. Conclui-se que o pesquisador precisa ter claro a sua intenção de investigação para escolher adequadamente o desenho de seu estudo. Ambas valorizam a subjetividade, com destaque para o aspecto latente da produção simbólica do participante da pesquisa. A ANDE valoriza sobremaneira a subjetividade do pesquisador e observa as influências mútuas na interação</p> Valéria Marques de Oliveira , Edneusa Lima Silva , Érica Fernandes Costa Duarte, Cristina Novikoff , Marcus Vinícius Barbosa   Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14251 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 UNA APROXIMACIÓN AL ESTUDIO DE LA ENVIDIA DESDE UNA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14252 <p>El objetivo del presente artículo consistió en explorar el tema da la envidia a partir de una perspectiva sociocultural y considerarla como una emoción socialmente construida, la cual permita esclarecer conceptualmente dicha emoción y así poder determinar su repercusión dentro de la época contemporánea. Se discuten las diferencias conceptuales de los términos estados afectivo, sentimiento y emociones, considerándolos como conceptos independientes y no permutables entre sí. Se ubica a la envidia como una emoción de tipo social y que tiene su génesis en la interacción social y el instinto de supervivencia. Se enmarca la relevancia de la perspectiva socio-cultural como la aproximación con mayor pertinencia para el abordaje teórico de las emociones y la envidia específicamente. Se discuten las implicaciones de dicho artículo para la realización de futuras investigaciones y la importancia de la resignificación de la envidia para su autorregulación dentro de una sociedad posmoderna.</p> Jorge Alejandro González Guzmán, María Antonieta Covarrubias Terán, Adrián Cuevas Jiménez, José Trinidad Gómez Herrera Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14252 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 A perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty em Arteterapia e transtornos mentais https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14253 <p>Trabalhar arteterapia junto aos cuidados com pacientes com transtornos mentais surge como uma possibilidade diferente do que se perpetuou pelos séculos como o isolamento, medicalização e terapias voltadas apenas para mudar ou adequar o comportamento do sujeito, utilizar da arte pode promover a compreensão deste sujeito em sua forma de ser e expressar-se a partir do potencial artístico, com isso, o presente artigo objetivou explorar os benefícios da arte como recurso terapêutico no tratamento de pacientes com transtornos mentais. Essa prática consiste no manuseio das habilidades, dos sentimentos, emoção, sensação, percepção, atenção, pensamentos e de todo processo cognitivo, visando manifestar os conteúdos não refletidos ou invisíveis aos demais por meio do processo criativo, por meio das mais diversas formas de expressão, como dramatização, dança, teatro, pintura, desenho, modelagem, etc. Diante disso, a presente pesquisa bibliográfica, pôde mesclar arte e a psicologia, a partir do viés fenomenológico-existencial, com a fundamentação na perspectiva de Merleau-Ponty, para abarcar as percepções, do encontro entre as manifestações e influencias do mundo interno para com o externo diante dos movimentos do <em>ec-xistir</em>, das transformações do ser-no-mundo.</p> Diana Maria Sá Peixoto Pinheiro, Jane da Silva Paes Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14253 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 LGBTQIAPN+ people and facing homophobia https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14254 <p>Members of the Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual, Transgender, Transvestite, Queer, Intersex, Asexual, Pansexual, Non-binary (LGBTQIAPN+) movement continually report situations in which they are execrated, violated in various ways, marginalized by people who cannot live with diversity. Concomitant to this fact, these people are able to cope with this harsh reality, however, there is little literature regarding this way of being in the face of oppression and violence, which already characterizes the relevance of a project with this meaning. Thus, the objective of this study is to understand the process of facing and overcoming homophobic situations by members of the LGBTqiapn+ movement in Manaus, under the perspective of Martin Heidegger's phenomenology of these experiences with lesbian women. The research was carried out using a qualitative approach, with a descriptive and exploratory characteristic. The method used was phenomenological-psychological and data was obtained through audio-recorded phenomenological interviews that started from a guiding question and presented developments. 5 lesbian women collaborated in the research. Three categories of analysis with respective subcategories were identified: 1. Sexuality: temporalizing the trajectory; 2. The search for acceptance: the self-view and the gaze of others; 3. The various selves: self-care, self-understanding, self-recognition. At the end of the study, the diversity of their experiences related to confronting homophobia was learned, a topic that contributes to developing proposals for psychological support for people in the lesbian movement who are in a vulnerable situation resulting from violence.</p> Nataly Barbosa de Souza, Ewerton Helder Bentes de Castro, Janderson Costa Meira, Atália Maria Schaeken Silva, Gabriella Masulo Gomes Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14254 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 O USO DE GIFs COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14255 <h1>O objetivo deste estudo foi pesquisar e analisar sobre a utilização de animações em <em>GIF </em>em aulas de Ciências e Biologia como ferramenta pedagógica, e avaliar seu potencial didático por meio da aplicação de questionários a docentes e discentes de instituições de ensino público fundamental, médio e superior. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo, pois possui características numéricas e de interpretação de fatos. A pesquisa foi realizada por meio de três passos, sendo eles: elaboração e apresentação de aulas, levantamento de dados e análise de dados. Como resultado, foram obtidas 87 respostas de alunos incluindo os da educação pública básica e superior, e 63 respostas de docentes em geral: da educação pública básica e superior. Através das respostas obtidas foi possível assegurar que os <em>GIFs </em>podem ser utilizados como ferramentas didáticas em sala de aula, pois estes facilitaram a compreensão de diversos conteúdos apresentados no decorrer da pesquisa. Também se observou que as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no uso dessa ferramenta é a falta de infraestrutura das escolas públicas e a falta de um banco de <em>GIFs </em>educacionais para extração desse recurso.</h1> Sara Cristina de Oliveira Malaquias, Renato Abreu Lima, Osvanda Silva de Moura Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14255 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 GIMNOSPERMAS E ANGIOSPERMAS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14257 <p>A botânica é o ramo da biologia que estuda as plantas, algas e fungos, neste trabalho iremos tratar sobre as plantas. Evolutivamente, as briófitas e pteridófitas foram os primeiros vegetais a se adaptarem ao ambiente terrestre, portanto eram quase incapacitadas de invadir o espaço devido ao seu tamanho e a pouca exigência de nutrientes no solo. Com isso, propõe-se este trabalho analisar o livro didático para verificar como são trabalhados esses conteúdos, uma vez que a cegueira botânica pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisados os livros de 1ª, 2ª e 3ª série. Conclui-se até então que os LD’s observados, são fontes únicas de aprendizado dentro das escolas e além disso, uns não são contextualizados, sabemos&nbsp;da sua importância dentro das escolas se forem bem utilizados podem ser grandes aliado para os professores.</p> Heloisa Nogueira de Souza, Doraci Brito de Souza, Rosineide Campos Chaves., Renato Abreu Lima Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14257 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 UM ENSAIO SOBRE A DOCÊNCIA https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14258 <p>As construções científicas têm uma base em comum, a educação, onde surge a base da construção do conhecimento para cada indivíduo. A forma como a educação e tudo que está envolvido no processo de aprendizagem oferecido por um país pode definir a forma como diversos setores, serviços e, até mesmo, a estrutura que terá esta sociedade. No presente artigo buscou-se trazer uma síntese da educação brasileira destacando o papel do professor, seu desempenho e funções ao longo das mudanças sociais ocorridas no país. Para isso foi preciso percorrer o caminho de compreensão do processo histórico da educação brasileira, a regulamentação do magistério no país, analisar as abordagens metodológicas e novas tecnologias e compreender o ser docente seus obstáculos e desafios. Com isto se percebe que a evolução do ensino também corrobora nas mudanças da figura do docente, na representação que este tinha e passa a ter, nas funções ocupadas, nas diretrizes do fazer acadêmico-científico, também se pôde explorar acerca das metodologias mais comuns e como se mantiveram no ensino, as perspectivas atuais da profissão professor, além de buscar expor um panorama da educação pública e seu funcionamento.</p> Jane da Silva Paes, Klévia Paes Monteiro Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14258 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 O ESTAR NAS RUAS https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14259 <p>O índice de pessoas em situação de rua está cada vez mais elevado e suas ocorrências possuem motivos diversificados, conduzindo a preocupações sociais e políticas quanto a dignidade e proteção a essas pessoas. Porém, atualmente, temos visto atitudes políticas favoráveis ao desenvolvimento de políticas públicas capazes de mitigar os danos decorrentes das situações de rua. Muitos movimentos estão emergindo favoráveis a moradia e vida com dignidade, pautando o direito de estar nas ruas, porém fervorosos pela implementação de políticas públicas com efetivação dos direitos fundamentais constitucionais. Assim, a presente pesquisa é um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, que buscou discutir os aspectos relacionados a essa conjuntura. Tem por <strong>objetivo</strong> investigar as concepções constituídas por pessoas em situação de rua sobre suas experiências decorrentes das vivências nas ruas.&nbsp; Quanto ao <strong>método</strong> trata-se de uma pesquisa tipo de campo, com abordagem qualitativa. Os participantes incluídos foram 05 pessoas em situação de rua, usuários dos serviços de uma Organização da Sociedade Civil. Os instrumentos utilizados foram a entrevista semiestruturada e a observação participante. Para o tratamento e análise dos dados, optou-se pela análise de conteúdo. A pesquisa seguiu todas as normas e recomendações éticas.&nbsp; Como <strong>resultado</strong> ressalta-se que, o deslocamento às ruas é um fenômeno multifatorial, sendo que as políticas no Brasil e no mundo evidenciam que os maiores motivos para a procura das ruas estejam relacionadas a pobreza, imigração, migração, desemprego e rompimentos dos vínculos familiares. Foi possível identificar que, comumente, esse coletivo é tratado de forma marginalizada e nomeado a figuras negativas, com isso, eles passam a ter percepções de baixa autoestima, sentimentos de medo, insegurança, solidão, tristeza e até mesmo, de fracasso. Por conseguinte, sem ter a quem recorrer para lidar com os aspectos emocionais, as drogas lícitas e ilícitas tornam-se alternativas imediatas. <strong>Conclui-se</strong> que o sentimento de exclusão repercute em sofrimento emocional, conduzindo a comorbidades, dependência química, violência e outros. Porém, a rua também pode representar lugar de encontros pois, para não se sentirem excluídos, formam redes de apoio e afeto como forma de proteção e amizade.</p> Maria de Nazaré Sousa Gomes Castro, Aline Martins Monteiro Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14259 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Experiências sobre o ensino da escrita cursiva para pessoas cegas em Santarém-PA https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14260 <p>Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre um trabalho desenvolvido através de oficina prática, com duas pessoas cegas, estudantes da rede pública de ensino, atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado das escolas a qual estão matriculados, residentes em Santarém. O objetivo do trabalho foi desenvolver e estimular a escrita cursiva dos participantes da oficina, visando sua afirmação de pessoa cidadã alfabetizada diante da sociedade. Participaram da oficina, 02 jovens, homem e mulher, com idades entre 20 e 25 anos. A oficina foi realizada em três dias no mês de junho de 2022, na sede da Associação Santarena para Inclusão das Pessoas Cegas e com Baixa Visão (ASSIC). Durante a realização da oficina, foram levantadas as principais dificuldades que os jovens tinham sobre como aprender a escrita cursiva para conseguir obter uma assinatura legível em seus documentos de identificação e demais ocasiões que possam exigir-lhes uma assinatura, sendo esclarecidas no decorrer da oficina, conforme iam avançando a prática. Foram criados materiais didáticos acessíveis, utilizando o método de alto relevo para que, de forma sensorial, pudessem se familiarizar com os tipos de traçados de linhas e formas geométricas e, consequentemente, com as letras do alfabeto em suas diversas formas, criando um mapa mental, para assim iniciar o processo de escrita cursiva. Para cada participante, foi elaborado um caderno de treinamento que foi utilizado durante a oficina, presencialmente, e nas atividades assíncronas. Ao final da oficina os alunos grafaram suas assinaturas em escrita cursiva com êxito. Os resultados desta pesquisa nos mostraram a necessidade de fomentar nas instituições que trabalham com educação especial no município de Santarém, projetos de ensino na perspectiva da inclusão, autonomia e reabilitação das pessoas cegas na sociedade.</p> Marlene Caroline Vieira da Silva, Taís de Sousa, Hector Renan da Silveira Calixto Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14260 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 A COMPREENSÃO DO LUTO REPENTINO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 E A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14261 <p>A Pandemia pela COVID-19 tem sido um marco trágico na vida humana. As perdas significativas daí decorrentes tem causado grande impacto no processo de luto pessoal, familiar e social. O objetivo deste estudo é compreender o luto repentino em sua pluridimensionalidade e o papel da Psicologia. É uma revisão integrativa de literatura, de cunho exploratório e qualitativo. A busca foi realizada nas bases de dados de produção científica&nbsp; PePsic, LiLacs e BIREME. Foram urilizados os seguintes comandos booleanos: luto OR COVID-19 AND pesquisa AND psicologia OR saúde. Foram encontrados 176 artigos que, aplicados os critérios de inclusão e exclusão, resultou na integração de 21 estudos. Foram elaboradas 3 categorias: 1) A vivência do luto e a saúde mental; 2) A pluridimensionalidade da morte por COVID-19 e o não-despedir; 3) O papel da Psicologia. Conclui-se que diante da tragicidade trazida pela vivência da pandemia, os profissionais da Psicologia foram levados a desenvolver o acompanhamento necessário às famílias enlutadas e, com isso, redimensionaram o fazer psicológico dentro e fora de unidades de saúde. A pandemia trouxe visibilidade à importância da Psicologia no mundo contemporâneo.</p> Ana Cleide Ferreira da Silva, Ewerton Helder Bentes de Castro Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14261 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Ser-ligante e a formação em Psicologia https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14262 <p style="margin: 0cm; text-align: justify;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Um dos elementos propostos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia é a imbricação entre a teoria e a prática na formação do psicólogo. Uma das instâncias em que esse movimento é experienciado é a inserção dos discentes em Ligas Acadêmicas, o que na Psicologia apresenta déficit acentuado. O objetivo do presente artigo é apresentar, através de relato de experiência de ligantes da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE), os impactos na formação acadêmica causados pela experienciação das possibilidades que surgem no caminhar enquanto membros. É um estudo qualitativo, amparado no método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Os dados foram analisados sob o viés da teoria heideggeriana, merleaupontyana e da clínica dos três olhares. Foram elaboradas 6 categorias temáticas, a saber: 1. Estrutura e atividades da Liga; 2. Participação e envolvimentos dos membros; 3. Colaboração com instituições de ensino; 4. A Liga como rede de apoio; 5. Desafios e aprendizados; 6. Impactos na formação: compreensão do fio de Ariadne. Conclui-se que a vivência discente na Liga Acadêmica resulta em compreensão macro do fazer da Psicologia e sua pluridimensionalidade nos nichos onde está alocada, ou seja, sociocultural e histórico.</span></p> Janderson Costa Meira, Gabriela Monteiro da Silva, Lindsey Dawanna Marques Pinto, João Lucas Gomes da Silva, Viviane de Carvalho Harraquian, Larissa Sena de Souza, Marcelo Araújo Frazão Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14262 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000 Sumário https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14215 <p>Sumário</p> Ewerton Helder Bentes de Castro Copyright (c) 2023 https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/14215 Sun, 31 Dec 2023 00:00:00 +0000