//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/issue/feedHON NO MUSHI - ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES JAPONESES - ISSN 2526-38462024-11-29T23:45:30+00:00Cacio José Ferreirahonnomushirevista@ufam.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">A Revista <strong><em>Hon no Mushi</em></strong>, Qualis B2, ISSN 2525-3846, ligada ao Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa, configura-se em um espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de ideias, culturas, bem como a convergência de estudos científicos diversos e novos conhecimentos nos campos da literatura, da língua e da cultura japonesas e do ensino de línguas. Assim, acolhe os desdobramentos revelados nas mais distintas formas de expressão científica, constituindo-se em verdadeiro e legítimo convite a diferentes inscrições a partir da fecunda multiplicidade de olhares.</p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"> </p> <p style="text-align: justify;"> </p>//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/17219APRESENTAÇÃO2024-11-28T22:18:47+00:00Allan Nywner Praia Mendonçalaslael@gmail.com2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/8854- -2021-04-12T15:57:25+00:00Antonio Augusto Zanoniantonio_az@hotmail.com<p>-</p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/8860BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL2021-04-13T06:11:00+00:00Mariane Andrade Marquesmariane.andrade.marques@usp.br<p>Um histórico breve com vistas a dar um panorama geral das políticas linguísticas voltadas para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil, atentando para as ocasiões em que elas foram tidas como fora da legalidade. Para tanto, é tomado como base as instâncias do Estado, Comunidade, Igreja e Universidade. O panorama se volta então para o ensino de língua japonesa e, mais especificamente, sua entrada nos CELs (Centro de Ensino de Línguas).</p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/9989O CACHORRO QUE ASSASSINA PESSOAS2021-11-21T04:48:14+00:00Luck Gabriel Euleutério Silveiraluckgabrielsilveira@gmail.com<p>Takiji Kobayashi, nasceu em 30 de outubro de 1903 na província de Akita, ao norte do Japão. Ficou conhecido como um escritor do proletariado com sua obra <em>Kanikosen </em>em 1928. Chegou a ser preso várias vezes por acusação de ações de oposição e subversão. Suas obras convergem literatura, política e a luta contra a desigualdade social. </p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/13458MINNA NO NIHONGO SHOKYÛ I (2° EDIÇÃO) E IRODORI (INTRODUTÓRIO A1)2023-09-29T02:06:06+00:00Paulo Victor de Sena Mendonçavictorfrost35@gmail.comCamila Regina Ferracioli Pimentelcamilarfpimentel@ufam.edu.br<p>Este estudo é um resumo dos achados de um Trabalho de Conclusão de Curso e propôs uma análise comparativa de dois livros didáticos de língua japonesa, levando em consideração a importância do uso do livro didático no processo de ensino-aprendizagem. Foram analisados e comparados o livro texto e arquivos de áudio das dez primeiras lições do <em>Minna no Nihongo Shokyû I</em> (2° Edição) e <em>Irodori</em> (Introdutório A1), no qual analisamos as informações e a construção das lições dos livros didáticos, os métodos de ensino, as habilidades linguísticas e a linguagem dos dois livros, com base teórica nos estudos de Alkmin (2001), Coracini (1999), Feldmann (2019), Ferro e Bergmann (2013), Leffa (2016) e Oliveira (2015). Averiguou-se que, apesar dos livros didáticos serem de nível básico, os objetivos são opostos e, portanto, constatamos que os métodos de ensino são diferentes, as atividades são desenvolvidas com foco em uma determinada habilidade linguística em cada livro e a linguagem utilizada não expõe os alunos o suficiente às variações linguísticas. Além disso, foi feito uma reflexão crítica sobre a importância do uso desses livros didáticos em sala de aula.</p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/10560ASPECTOS DA VEROSSIMILHANÇA NO CONTO KAPPA2022-04-13T22:35:41+00:00Tainnah Ribeirotainnahr@hotmail.comLinda Midori Tsuji Nishikidolindanishikido@gmail.com<p>RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo investigar os aspectos da verossimilhança no conto Kappa (1927), de Ryûnosuke Akutagawa, cuja análise possibilita uma melhor compreensão das obras que envolvem o autor e suas ideias, contribuindo, assim, com os estudos em literatura japonesa. Para isso, realizou-se considerações e levantamentos teóricos sobre as definições de literatura e suas funções, mimeses e especialmente sobre os aspectos verossímeis, que serviram como base para a compreensão do tema. A pesquisa é de caráter bibliográfico e utilizou-se como fundamentação teórica os autores Compagnon (2014) presentes em O demônio da teoria: literatura e senso comum para as observações sobre o verossímil na literatura; as concepções de Warren e Wellek (2003) em Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários para as definições de literatura e suas funções e Friedrich Nietzsche (2002, 2005) no tocante às questões filosóficas. Portanto, este trabalho possibilitou demonstrar que dentro da obra existem os aspectos verossímeis e que sua função está em relacionar a realidade com a narrativa, de modo a compreender e refletir acerca da sociedade, assim como deleitar-se na leitura da obra.</p> <p> </p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/12346PORTUGAL-JAPÃO. VIAGEM MULTICENTENÁRIA DE INTERCÂMBIO CULTURAL-ARTÍSTICO2023-05-08T12:32:41+00:00Maria Joao Castromariajoaocastro@fcsh.unl.pt<p>RESUMO</p> <p>A viagem que este artigo propõe inicia-se na descoberta do “outro” exótico da Idade Moderna e encerra-se na chegada ao destino e à revelação da impermanência da vida da Época Contemporânea. No intervalo desse tempo cronológico desenham-se parte das relações culturais que Portugal e o Japão desenvolveram ao longo de centúrias num intercâmbio prolífero e tentacular cuja matriz assenta numa histórica de ecos e derivas. No ano em que se comemoram 480 anos sobre a chegada dos portugueses ao Japão (1543-2023) é a altura justa para, em retrospetiva, cristalizar e perspetivar um olhar ensaístico sobre uma relação bilateral e multissecular assente num intercâmbio de ascendência artística da cultura visual.</p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##//periodicos.ufam.edu.br/index.php/HonNoMushi/article/view/16938EXPLORANDO AS RAÍZES JOMON2024-11-15T23:44:30+00:00Allan Nywner Praia Mendonçalaslael@gmail.com<p>Este artigo investiga a cultura do povo Jomon, um dos grupos humanos mais antigos do Japão, com foco nas inter-relações entre a cerâmica, as práticas alimentares e as características físicas dessa sociedade. O objetivo é analisar como inovações tecnológicas e adaptações ambientais moldaram a identidade cultural dos Jomon ao longo do tempo. A metodologia inclui uma revisão da literatura, utilizando fontes arqueológicas, antropológicas e históricas, com ênfase nas pesquisas de Kenneth Henshall (2017), Tae Suzuki (1997) e Tatsuo Kobayashi (2004). O referencial teórico se fundamenta na antropologia cultural, abordando práticas alimentares e a relação entre cultura e meio ambiente, destacando o conceito de resiliência cultural. Este estudo contribui para a compreensão da formação da identidade japonesa, ressaltando o legado Jomon na história do arquipélago e promovendo uma reflexão a respeito da diversidade cultural contemporânea e suas raízes históricas.</p>2024-11-29T00:00:00+00:00##submission.copyrightStatement##