MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALIDADE: UMA REALIDADE E UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL?
Resumo
As escolas públicas dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga, no Amazonas, região Norte do Brasil, trabalham com classes formadas por alunos brasileiros (de diferentes regiões do país), indígenas (de diferentes etnias: Kokama, Tikuna, Matsés), peruanos (de diversas regiões do Peru), e, em alguns casos, alunos colombianos, do município de Letícia, principalmente. Diante dessa diversidade de culturas e línguas, é interessante discutirmos a questão do multiculturalismo como uma realidade com a qual nos defrontamos a cada dia e ainda a perspectiva da interculturalidade como uma proposta educacional. Para essa discussão far-se-á uma breve exposição sobre os temas e teceremos considerações sobre as experiências vivenciadas no Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) desenvolvido nos três municípios já citados. Os resultados obtidos através dos seminários e encontros pedagógicos mostraram que a diversidade de línguas e de culturas não tem sido trabalhada de forma favorável ao reconhecimento e à valorização das diferenças como uma riqueza, o que é proposto pela abordagem intercultural.
Palavras-chave: Programa Escolas Interculturais de Fronteira; diversidade; línguas; culturas.