EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UMA ANÁLISE DA LITERATURA
Palavras-chave:
Formação de professores; Educação escolar indígena; Saberes tradicionais.Resumo
A educação indígena considera as lutas constantes das comunidades, que primam por melhores condições educacionais voltadas as suas especificidades. Nosso objetivo foi analisar a literatura publicada no formato de artigos científicos entre 2017-2022 sobre os desafios da formação de professores para a educação escolar indígena. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve universo de 20 artigos que foram coletados no Portal Periódicos CAPES, analisados primeiramente via um protocolo de revisão integrativa e após, submetidos ao procedimento de Análise de Conteúdo. Como resultados, foram construídas quatro categorias: 1) Formação do Professores; 2) Ensino da Matemática; 3) Jogo na transmissão de saberes tradicionais; 4) Educação Escolar Indígena. As últimas décadas têm sido marcadas por uma intensificação nos processos de escolarização indígena, tornando-se mais evidente o acesso de estudantes indígenas ao ensino superior, como resultado das lutas que reivindicam políticas afirmativas no contexto universitário. No entanto, muitas vezes, o professor de língua indígena que leciona não possui o ensino fundamental completo. Diversos professores da educação escolar indígenas não são indígenas e, se houvesse a exigência de o professor ser da mesma etnia, isso inviabilizaria o funcionamento dessas escolas, já que não há, em nenhum estado brasileiro, professores indígenas formados em nível superior em número suficiente para atender toda a demanda de educadores da Educação Básica. Por fim, nas considerações finais são apresentados os pontos fundamentais como sugestões e recomendações para a formação de professores e educação indígenas de qualidade para alcançar realmente a sua autonomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Cerdeira de Souza, Rainey Araújo de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.