A UTILIZAÇÃO DO CICLO PRODUTIVO DO MARACUJÁ (PASSIFLORA EDULISSIMS) COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA DO MEIO AMBIENTE NA ÁREA RURAL DA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA
Resumo
A comunidade de São José, localizada na área rural do Município de Benjamin Constant, na Tríplice froteira amazonense, é conhecida pela produção de Maracujá (Passifora edulisSims), onde todos os comunitários, incluindo as crianças estão inseridos diretamente nos processos que envolvem a plantação, bem como a colheita deste fruto. Devido a isso, a presente pesquisa objetivou propror uma metodologia diferenciada para as aulas de ciências relacionadas à importância de preservar o Meio Ambiente, utilizando um constituinte da realidade dos estudantes, como o ciclo produtivo do maracujá, a fim de correlacionar o conhecimento empírico dos mesmos aos conhecimentos de cunho científico. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi uma roda de conversa focada na pesquisa-ação, uma aula dinâmica sobre o ciclo produtivo do maracujá e a confecção de desenhos, a fim de recolher informações sobre a importância de cuidar do meio ambiente e a familiaridade que os sujeitos da pesquisa têm com o ciclo produtivo do maracujá, tendo como público-alvo alunos com idades entre 7 e 15 anos, de uma turma multisseriada (1° a 5° ano). Através da roda de conversa, notou-se que os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre os cuidados ao meio ambiente, especificamente sobre o solo e em parte sobre como são feitas as etapas do ciclo produtivo do maracujá. Após ministrar a aula, os alunos demosntraram seus conhecimentos cognitivos através do imaginário, vinculando-os com os conhecimentos científicos, uma vez que a ciência é baseada em representações. Sendo assim, novas propostas pedagógicas que envolvem assuntos do cotidiano podem ser contextualizadas para o ensino de ciências a partir de desenhos produzidos pelos próprios sujeitos, aproximando os saberes populares dos alunos ao conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Inês Cleiza dos Santos Ijuma, Bernardo Jeová Ribeiro, Paloma Dias de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.