A UTILIZAÇÃO DO CICLO PRODUTIVO DO MARACUJÁ (PASSIFLORA EDULISSIMS) COMO METODOLOGIA DIFERENCIADA DO MEIO AMBIENTE NA ÁREA RURAL DA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA

Autores

  • Inês Cleiza dos Santos Ijuma Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Bernardo Jeová Ribeiro Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas
  • Paloma Dias de Lima

Resumo

A comunidade de São José, localizada na área rural do Município de Benjamin Constant, na Tríplice froteira amazonense, é conhecida pela produção de Maracujá (Passifora edulisSims), onde todos os comunitários, incluindo as crianças estão inseridos diretamente nos processos que envolvem a plantação, bem como a colheita deste fruto. Devido a isso, a presente pesquisa objetivou propror uma metodologia diferenciada para as aulas de ciências relacionadas à importância de preservar o Meio Ambiente, utilizando um constituinte da realidade dos estudantes, como o ciclo produtivo do maracujá, a fim de correlacionar o conhecimento empírico dos mesmos aos conhecimentos de cunho científico. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi uma roda de conversa focada na pesquisa-ação, uma aula dinâmica sobre o ciclo produtivo do maracujá e a confecção de desenhos, a fim de recolher informações sobre a importância de cuidar do meio ambiente e a familiaridade que os sujeitos da pesquisa têm com o ciclo produtivo do maracujá, tendo como público-alvo alunos com idades entre 7 e 15 anos, de uma turma multisseriada (1° a 5° ano). Através da roda de conversa, notou-se que os alunos possuíam conhecimentos prévios sobre os cuidados ao meio ambiente, especificamente sobre o solo e em parte sobre como são feitas as etapas do ciclo produtivo do maracujá. Após ministrar a aula, os alunos demosntraram seus conhecimentos cognitivos através do imaginário, vinculando-os com os conhecimentos científicos, uma vez que a ciência é baseada em representações. Sendo assim, novas propostas pedagógicas que envolvem assuntos do cotidiano podem ser contextualizadas para o ensino de ciências a partir de desenhos produzidos pelos próprios sujeitos, aproximando os saberes populares dos alunos ao conhecimento científico.

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos