DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE EM TURMAS MULTISSERIADAS: UM ESTUDO DE CASO NA ÁREA RURAL DA TRÍPLICE FRONTEIRA AMAZÔNICA
Resumo
Trabalhar na área da educação é assumir compromissos e inúmeros desafios, um desses desafios diz respeito ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido em turmas multisseriadas. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, cujo objetivo foi identificar os desafios enfrentados no trabalho docente em uma turma multisseriada na comunidade de São José, localizada na área rural do Município de Benjamin Constant, na triplice fronteira do estado do Amazonas. A metodologia utilizada para coleta de dados foi a entrevista direta com a professora responsável pela turma multisseriada, com questões voltadas para os principais desafios e dificuldades enfrentados ao trabalhar com alunos com idades e séries diferenciadas em um único espaço. A sala de aula é composta por alunos com faixa etária entre 7 a 15 anos de idade, distribuídas em turmas do 1° a 5° ano do ensino fundamental. Dentre as dificuldades relatadas, destaca-se a alfabetização, a falta de materiais didáticos (livros atualizados), cansaço físico e mental, distorção de idades e séries. É evidente, diante do estudo, que existe a necessiadde de adotar metodologias diferenciadas, bem como materiais alternativos para ministrar as aulas. Mediante aos apanhados da pesquisa, pode-se perceber que trabalhar com turmas multisseriadas é um grande desafio, porém, torna-se algo satisfatório quando o professor percebe que o esforço do seu trabalho gera resultados positivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paloma Dias de Lima, Inês Cleiza dos Santos Ijuma, Vanderleia de Souza Tapudima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.