POR UMA ESCOLA INDÍGENA DE QUALIDADE NA COMUNIDADE GUANABARA II EM BENJAMIN CONSTANT – AM: DA LUTA AO RECONHECIMENTO
Resumo
Este artigo apresenta algumas reflexões quanto ao processo de luta dos comunitários pela autonomia educacional da Comunidade Indígena Kokama Guanabara II, localizada no município de Benjamin Constant – AM. A pesquisa, de natureza qualitativa e cunho descritivo, é baseada na perspectiva de um acadêmico do curso de licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo foi descrever o quanto os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante a formação do pesquisador-participante têm auxiliado o mesmo a contribuir em algumas situações na comunidade. Dos resultados alcançados, dois possuem relevância devido ao seu significado: (1) conhecer que a comunidade Guanabara II foi reconhecida Terra Indígena, que uniu os comunitários quanto à discussão e ressignificação da escola desejada (2) e o início da discussão do Projeto Político Pedagógico que atenda suas especificidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mário Peres Mapiama, Edilanê Mendes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.