POR UMA ESCOLA INDÍGENA DE QUALIDADE NA COMUNIDADE GUANABARA II EM BENJAMIN CONSTANT – AM: DA LUTA AO RECONHECIMENTO

Autores

  • Mário Peres Mapiama
  • Edilanê Mendes dos Santos Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões quanto ao processo de luta dos comunitários pela autonomia educacional da Comunidade Indígena Kokama Guanabara II, localizada no município de Benjamin Constant – AM. A pesquisa, de natureza qualitativa e cunho descritivo, é baseada na perspectiva de um acadêmico do curso de licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo foi descrever o quanto os conhecimentos que estão sendo adquiridos durante a formação do pesquisador-participante têm auxiliado o mesmo a contribuir em algumas situações na comunidade. Dos resultados alcançados, dois possuem relevância devido ao seu significado: (1) conhecer que a comunidade Guanabara II foi reconhecida Terra Indígena, que uniu os comunitários quanto à discussão e ressignificação da escola desejada (2) e o início da discussão do Projeto Político Pedagógico que atenda suas especificidades.

Biografia do Autor

Edilanê Mendes dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Professora na Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Natureza e Cultura UFAM/INC

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos