O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS DEFICIENTES VISUAIS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE BENJAMIN CONSTANT/AM
Resumo
O trabalho apresenta resulta dos de um estudo sobre “Educação Inclusiva : a inclusão escolar do discente com Deficiência Visual (DV) no Ensino Fundamental em duas escolas da rede municipal de Benj amin Constant ””, com o objetivo de analisar não apenas como está acontecendo a inclusão esc olar dos deficientes visuais e como está send o a acessibilidade na infraestrutura escolar e sua permanência nas escolas públicas municipais mas também identificar a formação e atuação do docente para trabalhar com os deficientes visuais no ensino regular. O estudo de iniciação científica , o PIBIC foi embasado nas obras dos seguintes autores: Sá (2007); M antoan (2008); A lcaciati (2011); B lanco e D uck (1997), Souza (20 17) que foram fundamentais para a realização da presente pesquisa. Para a investigação ut ilizou se uma pesquisa de campo, tendo como método a fenomenologia, consistindo em uma abordagem qualitativa. Tendo como técnicas de coleta de dados a observação e a entrevista. Os sujeitos da pesquis a foram o s gestor es e os professores que atuam com e duc andos com deficiência visual. O presente estudo revelou o descaso com os deficientes visuais, pois as escolas não oferecem o atendimento educacional especializado par a os deficientes visuais, estrutur a física adequada e recursos pedagógicos acessíveis e /ou adaptados que atendam às necessidades básicas de aprendizagem para eles. Ao se tratar da formação evidenciou se que alguns professores receberam a disciplina de edu cação especial na graduação, porém não foi feito uma
formação cont inuada na área e por iss o ainda falta conhecimento especializado para uma prática educativa inclusiva com
o aluno DV.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Deissiane Lima Andrade, Maria Francisca Nunes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.