ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARA SURDOS: OS DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM EM TABATINGA - AM

Autores

  • Alice de Lima Ramos
  • Maria Francisca Nunes de Souza
  • Maria Almerinda de Souza Matos Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O presente artigo analisa como está acontecendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos estudantes surdos, no Centro de Educação Especial, do município de Tabatinga, no estado do Amazonas. Além disso, especificamente, o trabalho visa verificar a concepção do professor sobre os alunos surdos e o AEE, averiguando a formação dos professores e os métodos de ensino aplicados. Este trabalho se pautou nos autores: Quadros (1997), Skliar (1999), Sá (2011), Dorziart (2011) e Souza (2015), visto que abordam conceitos acerca do que é “Educação inclusiva”, AEE e “pessoa surda”. A pesquisa ocorre no período de agosto a novembro de 2017, orientada pela abordagem qualitativa com ênfase descritiva. Foi utilizado como técnica de coleta de dados a observação participante e questionário aberto. O estudo mostrou que os surdos que estudam na sala do AEE precisam estudar mais a Libras, uma vez que apenas duas crianças aparentemente possuem o domínio da Libras. Ficou claro que este atendimento se debate entre a visão médica sanitarista, que enxerga o docente como um auxiliar médico e o aluno como um doente. Tanto docentes como alunos optam pelo método do bilinguismo para fazer essa caminhada. Observando as respostas dos sujeitos, pode-se analisar que João não tem formação na área, mas domina muito bem a Libras, enquanto que a professora Maria tem formação para atuação na sala de alunos surdos, pois é especialista em LIBRAS e foi voluntária na escola de surdos em Manaus, capital do Amazonas.

Biografia do Autor

Alice de Lima Ramos

Graduada no Curso de Pedagogia.

Maria Almerinda de Souza Matos, Universidade Federal do Amazonas

Professora da Universidade Federal do Amazonas

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Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos