ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O CURRÍCULO EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO NO CONTEXTO RURAL NO MUNÍCIPIO DE PARINTINS – AM

Autores

  • Silvia Pantoja de Souza
  • Lucinete Gadelha da Costa Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

Este estudo é o ensaio de uma pesquisa de mestrado em andamento, a qual busca compreender a constituição do Currículo do Ensino de Ciências em uma escola de Assentamento, no contexto rural em Parintins, AM. Trazemos nosso primeiro objetivo específico de caráter bibliográfico que versa em refletir as compressões sobre o Ensino de Ciências, no Currículo, o qual contribuirá com a compressão da construção do ensino em uma escola do contexto rural. A pesquisa em movimento é de abordagem qualitativa e perspectiva dialética, o lócus da pesquisa é um Escola de Assentamento da Vila Amazônia, em Parintins, AM; os sujeitos da pesquisa serão o professor do Ensino de Ciências, o gestor/coordenador pedagógico e seis comunitários; a sistematização e leitura. Nesse percurso, os dados a serem coletados serão sistematizados através da triangulação com uma leitura na perspectiva dialética. Como resultado, trouxemos reflexões apontando que o Currículo e um processo em constante construção, quanto o Ensino de Ciências é um caminho de possibilidades que articula diferentes saberes para a leitura crítica das questões sociais ao nosso entorno. Desse modo, evidenciamos que esta produção, contribuiu com o entendimento das compressões encontradas nas leituras selecionadas, as quais abordam sobre Currículo e Ensino de Ciência e práticas docentes em escolas do contexto rural. Entre essas leituras, compreendemos, que um cotidiano ligado aos fenômenos da natureza se entrelaça ao campo escolar, destacando-se as construções sociais resultantes das lutas coletivas dos sujeitos que buscam pela construção de uma escola viva e condizente com os aspectos culturais do seu território. Nesse sentido, a dinâmica de buscar, primeiro, compreender a constituição do Currículo e do Ensino de Ciência de forma mais ampliada pode ser um movimento que nos levar à compreensão da lógica de ensino nesses espaços diferenciados, tanto para a prática da pesquisa, como para o trabalho docente.

Biografia do Autor

Lucinete Gadelha da Costa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutora em Educação - Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, vinculada ao curso de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus, Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-09-07

Edição

Seção

Publicações de Anais de Eventos