OS DESAFIOS NO PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS EM ESCOLA RIBEIRINHA AMAZÔNICA
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa monográfica sobre alfabetização desenvolvida no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Busca-se trazer algumas reflexões sobre o processo da alfabetização no contexto escolar amazônico. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar os desafios docentes no processo de alfabetização em turma multisseriada de uma escola ribeirinha no município de Benjamin Constant, Amazonas. Para isso, utiliza-se apoio teórico em Cagliari (1998), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2001), Fraxe (2009), Caldart (2004), entre outros. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na abordagem qualitativa, de caráter fenomenológico, utilizando da observação, entrevista despadronizada e questionários, como técnicas de coleta de dados. Percebeu-se que as dificuldades se apresentam em diversas circunstâncias e oriundas de obstáculos comuns no cotidiano de educadores ribeirinhos. Deste modo, os desafios para o ensino da leitura e da escrita vão desde a precarização da estrutura física da escola às metodologias adotadas para alfabetizar o educando num território amazônico, que nem sempre é valorizado e explorado em sala de aula. Compreende-se que alfabetizar vai além da aquisição da leitura e da escrita, por isso, precisa-se primeiramente pensar nas condições humanas em que as crianças estão inseridas, pois a educação como direito de todos, deve ser tratada como prioridade pelos municípios.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Auxiliadora dos Santos Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.