AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS ALUNOS SURDOS AO INGRESSAREM NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo visou a apresentar os resultados da pesquisa que teve como objetivo maior identificar quais eram as dificuldades enfrentadas pelos surdos ao ingressarem nos cursos das Instituições de Ensino Superior Público (IES) no município de Tabatinga-AM, tendo em vista as lutas travadas em toda sua trajetória educacional, dessa forma, ressaltando a importância de conhecer e considerar o posicionamento do aluno surdo sobre a realidade inclusiva nas IES selecionadas (IFAM e UEA). Para embasarmos a referida pesquisa, buscamos fundamentos nos estudos de Lima (2005) e Sacks (2010), os quais nortearam as investigações, aprimorando o olhar lançado ao objeto/sujeito de estudo. Foi realizada uma pesquisa de campo, no período de outubro de 2018 a junho de 2019, com base na pesquisa qualitativa, com o método de procedimento comparativo. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados a observação direta, questionários e entrevista semiestruturada, realizada com duas professoras, uma da esfera estadual e federal e a uma pessoa surda. Os resultados obtidos foram que os surdos sofrem dificuldades em ingressar e concluir o ensino médio e quando finalizam, têm dificuldades de realizar as provas do vestibular por falta de acessibilidade, ou seja, ausência do profissional Tradutor Intérprete de Língua de Sinais (TILS) e de recursos tecnológicos ao ingressar na IES. Percebeu-se a falta de acompanhamento dos TILS no ambiente universitário, cenário este que favorece à desistência e evasão por parte dos surdos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thamires Furtado das Chagas, Maria Francisca Nunes de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.