Territorialidades dos programas de desenvolvimento em zonas costeiras do Nordeste brasileiro: projetos de infraestrutura de grande escala em turismo (PGE-Tur), populações tradicionais marítimas e suas ações contraprogramáticas

  • Potyguara Alencar dos Santos

Resumo

Ao artigo interessa a apreciação de uma síntese dos resultados de três anos de pesquisasetnográficas exploratórias e intensivas desenvolvidas junto às populações tradicionais marítimasresidentes no litoral Ceará-Piauí-Maranhão (CEPIMA). Nessa macrorregião, o Programade Regionalização do Turismo (PRT), do Governo Federal, vem implementando o roteiro integradoem turismo “Rota das Emoções”. Procura-se reavaliar a ideia de “impactação” – estapor vezes referida às transformações perpetradas por grandes projetos em certos contextossociais – quando utilizada para pensar os projetos de infraestrutura de grande escala aplicadosem zonas costeiras onde residem populações que trabalham com o conceito de “turismocomunitário”.
Publicado
2015-06-18
Como Citar
SANTOS, Potyguara Alencar dos. Territorialidades dos programas de desenvolvimento em zonas costeiras do Nordeste brasileiro: projetos de infraestrutura de grande escala em turismo (PGE-Tur), populações tradicionais marítimas e suas ações contraprogramáticas. Wamon - Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, [S.l.], v. 1, n. 1, jun. 2015. ISSN 2446-8371. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/wamon/article/view/938>. Acesso em: 23 nov. 2017.
Seção
Artigos