Kuxiymauara: Indigenização Da “Música Popular” Em São Gabriel Da Cachoeira (Am) E Comunidades Da Região

  • Agenor Cavalcanti Vasconcelos Neto PPGAS/UFAM

Resumo

Kuxiymauara é a palavra em nheengatu que se refere a uma musicalidade específica de São Gabriel da Cachoeira(AM), foco deste trabalho. A etnografia da prática musical com relação ao contexto cultural do Noroeste Amazônico apresentada aqui ensaia uma “teoria da musicalidade kuxiymauara”. Parte dessa possível teoria da música local tem por premissa o que os antigos indígenas escutaram e propagaram como música e a relação desse repertório antigo, retirado dos discos e da rádio, com a atual prática dos músicos contemporâneos indígenas ao animar as festas e eventos da região. O que dizem os mais antigos sobre a música que se conhece pelo nome de kuxiymauara? Onde ela ocorre? Que repertório agrega? Desenvolvem-se essas questões iniciais para uma etnografia da música kuxiymauara. Trata-se de uma musicalidade que compartilha conhecimentos diversos acerca do mundo, do cosmo e da política dos povos indígenas da região e que se processa num conhecimento de música observado em campo entre as gerações de músicos da cidade de São Gabriel.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2009). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Ciência, atuando principalmente na área da filosofia da ciência aplicada à etnografia da região amazônica. Na graduação estudou Filosofia Antiga e Estética. Obteve título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) e participa das atividades do Centro de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente pesquisa o seguinte tema e autores: Etnografia da Amazônia, Koch-Grünberg e Nietzsche. Tem desenvolvido e coordenado projetos de pesquisa, além de ter publicado livros, cd, websites e artigos científicos sobre os resultados obtidos. Atualmente cursa o doutorado em Antropologia Social da UFAM na condição de bolsista CAPES.
Publicado
2019-01-12
Como Citar
VASCONCELOS NETO, Agenor Cavalcanti. Kuxiymauara: Indigenização Da “Música Popular” Em São Gabriel Da Cachoeira (Am) E Comunidades Da Região. Wamon - Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, [S.l.], v. 3, n. 1, jan. 2019. ISSN 2446-8371. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/wamon/article/view/3823>. Acesso em: 06 dec. 2019.
Seção
Artigos