Os Filhos da Santa: processo de reivindicação do território como quilombola na baixada maranhense.

  • Davi Pereira Junior University of Texas

Resumo

Este artigo trata da construção da identidade quilombola no território de Itamatatiua em Alcântara Maranhão, a partir da relação entre os moradores e Santa Tereza de Jesus padroeira da comunidade e segundo as narrativas locais proprietária de 55 mil hectares de terra ao qual se configura um território étnico. O território quilombola de Itamatatiua tem uma historia de luta e resistência permeada pela relação dos seus moradores com a santa, isto permitem que as minhas analise apontasse para a construção de uma “territorialidades especificas” baseada na denominação local de Terra de Santa já identificada por outros pesquisadores anteriormente. Mas o que chama muito a minha atenção foi perceber as estratégias de resistências traçadas pelos moradores das comunidades para defender seu território e garantir a reprodução física, social, cultural e religiosa dos “pretos de Santa Teresa ao longo de anos. A narrativa aqui se da em primeira pessoas, porque o pesquisador compartilha a identidade com seus interlocutores, uma vez que também é um “preto de Santa Tereza.

Palavras Chaves: Terra de Santa, Quilombo, Territorio. Territorialidade Especifica

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Quilombola de Itamatatiua Alcântara possui graduação em História pelo CESC/UEMA, Especialista em Sociologia das Interpretações do Maranhão é Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, é pesquisador do Grupo de Estudos Socioeconomicos da Amazônia GESEA e do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia PNCSA. Tem experiência na área de História, Sociologia e Antropologia com enfase em Povos e Comunidades Tradicionais. Tem experiencia com Mapeamento Social e com o Software ArcGis10.0 atualmente está Coordenador da Associação de Pesquisadores da Amazônia ASPA. Doutorando na University of Texas.

Publicado
2017-08-08
Como Citar
PEREIRA JUNIOR, Davi. Os Filhos da Santa: processo de reivindicação do território como quilombola na baixada maranhense.. Wamon - Revista dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, [S.l.], v. 2, ago. 2017. ISSN 2446-8371. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/wamon/article/view/2256>. Acesso em: 17 dez. 2017.
Edição
Seção
Artigos