O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

a) Artigo: Os artigos deverão ser submetidos na plataforma online da revista Wamon, em arquivono formato Rich Text(.rtf) ou Word (.doc) com no máximo 2MB. Deve apresentar Título, resumo com 150 palavras e três palavras-chaves separadas por ponto e vírgula, em português e inglês;

Caso o artigo esteja em idioma estrangeiro, devem ser enviados também título, resumo, e palavras-chave em português; O artigo deve ter no mínimo 15 e máximo 20 páginas (incluindo as referências), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem esquerda e direita 2,5 cm, superior e inferior 3 cm; As páginas devem ser numeradas na margem inferior direita; As imagens, tais como gráficos, fotos ou mapas devem ser encaminhados em arquivos separados em formato GIF ou JPG com resolução mínima de 100 dpi e máxima de 300 dpi, na plataforma online da revista Wamon;

b) Traduções: As traduções deverão ser submetidos na plataforma online da revista Wamon, em arquivo no formato Rich Text(.rtf) ou Word (.doc) com no máximo 2MB. As traduções devem ser de trabalhos relevantes e ainda não traduzidos para a língua portuguesa. Devem conter título, nome(s) do(s) autor(s) e do(s) tradutor(s), além da cópia da autorização do editor e ou autor para a publicação na revista WAMON. Formatação:fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem esquerda e direita 2,5 cm, superior e inferior 3 cm;

c) Resenhas: As resenhas deverão ser submetidas na plataforma online da revista Wamon, em arquivo no formato Rich Text(.rtf) ou Word (.doc) com no máximo 2MB. Serão aceitas resenhas de livros, documentários, filmes, coletâneas, e outros. Devem conter referência bibliográfica do trabalho resenhado. As resenhas deverão ter no máximo 08 páginas. Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem esquerda e direita 2,5 cm, superior e inferior 3 cm;

d) Entrevistas: As entrevistas deverão ser submetidos na plataforma online da revista Wamon, em arquivo no formato Rich Text(.rtf) ou Word (.doc) com no máximo 2MB. Devem conter o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) e do entrevistador(es), uma breve apresentação e autorização do(s) entrevistado(s) para a publicação na revista WAMON. Não podem exceder 15 páginas. A entrevista deve ser acompanhada de texto de apresentação com, no máximo, 800 palavras. Formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 margem esquerda e direita 2,5 cm, superiore inferior 3 cm;

e) Ensaio fotográfico: Os ensaios fotográficos devem referir-se a resultados de pesquisa ou outras experiências etnográficas, contendo entre 05 e 10 imagens. Deve ser acompanhado de um texto de apresentação contendo nome do autor, título em português e tradução para o inglês com no máximo 500 palavras.

As imagens devem ser submetidas na plataforma online da revista Wamon, em baixa resolução para análise. Após a confirmação do aceite, o autor será orientado a encaminhar os arquivos em melhor resolução para publicação final. As imagens devem apresentar legendas, nome do autor, local e ano da produção. É necessário envio de autorização de uso das imagens pela revista WAMON sem ônus para o autor.

Na primeira página dos textos deve conter:

• Título,

• Nome do(s) autor(es),

• Endereço(s) eletrônico(s),

• Titulação e filiação institucional.

As referências bibliográficas no corpo do texto devem seguir o formato: sobrenomedo autor/espaço/ano de publicação/dois pontos/página. Exemplo:

(Clifford, 1998, 17-32).As citações diretas com mais de três linhas, no texto, devem ser destacadas com recuo e corpo menor de letra, sem aspas, em espaço simples. Exemplo:

Os relatos específicos contidos nas etnografias jamaispodem ser limitados a um projeto de descrição científica,na medida em que a tarefa principal do trabalho é tornar o (quase sempre estranho) comportamento de um modo de vida diferente humanamente compreensível.(Clifford, 1998:67).

Trechos de entrevistas e transcrições das falas dos interlocutores devem seguir a mesma norma. Já Para as referências bibliográficas, organizadas em ordem alfabética no final do trabalho, respeitar as instruções abaixo. Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles serão diferenciados por uma letra após a data (Godelier1977a,Godelier 1977b).

a) Livro

COHEN, Abner. 1974. Urban Ethnicity. London: Tavistock.

b) Coletânea

HOBSBAWM, Eric, RANGER, Terence (orgs.).1984. A invenção das tradições. Riode Janeiro: Paz e Terra.

c) Artigo de coletânea

OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de. 1999. “Uma etnologia dos ‘índios misturados’? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais”. In: OLIVEIRA Filho, João Pacheco de (Org.) A viagem da volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. Rio de Janeiro: ContraCapa Livraria. P13-42.

d) Artigo em periódico

Das, Veena. 1999. “Fronteiras, violências e o trabalho do tempo: alguns temas wittgensteinianos”. RBCS n.40: 31-42.

e) Tese/dissertação acadêmica

PERES, Sidnei. 2003. Cultura, política e identidade na Amazônia: o associativismo indígenano Baixo Rio Negro. Campinas-SP: Tese de doutorado em Ciências Sociais,Universidade Estadual de Campinas.