A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA CONFIGURAÇÃO DA REDE ESTRUTURAL DE TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DE MANAUS

  • Jurandir Dutra

Resumo

O sistema de transportes públicos é concebido para dar mobilidade e promover o desenvolvimento econômico, de acordo com o planejamento. O desenho da rede estrutural sofre influência de variáveis e fatores diversos que pode ser a topografia ou mesmo a geopolítica da região. Entretanto, outro fator tem forte influência sobre a sua configuração: a cultura. No caso específico da cidade de Manaus a intervenção cultural no formato e conjuntura do sistema recebe elevado prestígio do Poder Público. No processo de percepção cultural, a topofilia, manifestada pelo elo entre a pessoa e o lugar ou o ambiente físico, é caracterizada como parte importante nas decisões da forma que a teia assume. Nessa complexidade reside uma infinidade de valores e crenças que celebram os modelos culturais dissonantes de cidades pós-modernas, cuja aparência mesmo sendo fragmentada espaço-temporalmente admite um território macro, uno. Paradoxalmente estabelece uma discrepância: a cidade cosmopolita parece se comportar provincianamente. O método aplicado foi o indutivo com uma abordagem de estudo de caso baseada em análise documental, bibliográfica e observação direta. Os resultados encontrados sugerem que há influência da cultura na definição do modelo estrutural da concepção do sistema de transporte público da cidade de Manaus cujas consequências podem ser observadas até nos gastos do sistema de saúde resultante da degradação da qualidade de vida da população.



Palavras-chave: Mobilidade urbana. Transporte público. Rede estrutural.

Publicado
2017-12-18
Como Citar
DUTRA, Jurandir. A INFLUÊNCIA DA CULTURA NA CONFIGURAÇÃO DA REDE ESTRUTURAL DE TRANSPORTE PÚBLICO NA CIDADE DE MANAUS. Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 74-87, dez. 2017. ISSN 2316-4123. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/somanlu/article/view/4054>. Acesso em: 22 abr. 2018. doi: https://doi.org/10.17563/somanlu.v15i1.4054.
Seção
Artigos