A militância de esquerda e a repressão militar em Manaus na década de 70

  • Fabiano Santos de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Hélio da Costa Dantas Universidade Nilton Lins

Resumo

Este artigo analisa se havia efetivamente e como atuavam os grupos de militância em Manaus e como se dava a repressão e censura imposta pela ditadura militar na cidade durante a década de 70. Tendo em vista a escassez de documentos oficiais da época, a metodologia utilizada foi a Historia Oral, baseada nas correntes historiográficas da “história vista de baixo”, utilizando um estudo de caso baseado na trajetória de Eliezer Favacho da Rocha que atuava como militante durante o período abordado. Partindo do pressuposto pelas referidas analises, concluímos a existência um sistema repressor atuante como nas demais capitais do país e uma militância organizada que combatia o autoritarismo do regime militar e após a queda do regime constituiu a base governamental do Estado do Amazonas.

 

Palavras-chave: Militância, Repressão, Ditadura Militar.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduado em História pela Universidade Nilton Lins e graduando de Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM
##submission.authorWithAffiliation##
Mestre em História (PPGH/UFAM). Professor Orientador – Universidade Nilton Lins
Publicado
2017-03-08
Como Citar
DE SOUZA, Fabiano Santos; DANTAS, Hélio da Costa. A militância de esquerda e a repressão militar em Manaus na década de 70. Revista Elaborar, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 19-30, mar. 2017. ISSN 2318-9932. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revistaelaborar/article/view/1699>. Acesso em: 21 abr. 2018.
Seção
Artigos