Empregabilidade: inserção do trabalhador e mercado de trabalho, uma equação possível em tempos atuais?

  • Juliane Almeida Batista Leite Faculdade Estácio do Amazonas
  • Lílian da Silva Gomes Melo Faculdade Estácio do Amazonas

Resumo

O presente artigo busca conhecer o conceito de empregabilidade para então problematizar o seu real sentido no formato das políticas de emprego e renda, tendo em vista que após o processo de reestruturação produtiva ocorrido na década de 70, este termo passou a ser muito difundido e apresentar uma variedade quanto a sua interpretação. A empregabilidade apresenta-se como um desafio para os indivíduos que buscam se inserir e permanecer no mercado de trabalho. Atualmente, ser empregável está associado a ser qualificado de acordo com as exigências impostas pelas empresas. A partir disto questiona-se se de fato a empregabilidade é garantia de inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, este que se apresenta cada vez mais excludente.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Graduanda do curso de Serviço Social da Faculdade Estácio do Amazonas.
##submission.authorWithAffiliation##
Professora e Coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Estácio do Amazonas. Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM.
Publicado
2017-03-08
Como Citar
BATISTA LEITE, Juliane Almeida; GOMES MELO, Lílian da Silva. Empregabilidade: inserção do trabalhador e mercado de trabalho, uma equação possível em tempos atuais?. Revista Elaborar, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 74-87, mar. 2017. ISSN 2318-9932. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revistaelaborar/article/view/1696>. Acesso em: 21 abr. 2018.
Seção
Artigos