ANÁLISE DOS USOS DA TERRA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ DO CACAU PIRÊRA, IRANDUBA-AM.

  • Marcos Fabricio Leal Ramos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • João Cândido André da Silva Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

Os estudos voltados para análises em bacias hidrográficas têm uma significativa importância no âmbito socioambiental, pois visam entender como as ações da sociedade influenciam diretamente o meio natural.  Nesse sentido, o presente estudo abordará a bacia hidrográfica do Cacau Pirêra, localizado cerca de 17 Km de Manaus, um dos distritos do município de Iranduba no Estado do Amazonas, dentro da Região Metropolitana de Manaus, utilizada para as mais diversas atividades que vão desde a pesca (atividade econômica) até balneabilidade (lazer). Além disso, os estudos de uso da terra no entorno de bacias são significantes, pois podem promover inventários de recursos hídricos, ajudar no controle de inundações, na identificação de áreas com processos erosivos avançados, na avaliação de impactos ambientais e na formulação de políticas econômicas. Enquanto os trabalhos acerca dos recursos hídricos são imprescindíveis para a vida e para a sociedade, haja em vista que grande parte das atividades, sejam elas de subsistência ou econômicas, necessitam desse recurso. É nesse sentido que buscar entender as ações sobre o meio hídrico tornam-se cada vez mais relevantes. O presente trabalho tem por objetivo geral analisar os parâmetros químicos e físicos da água e o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do igarapé do Cacau Pirêra, Iranduba-AM, além de buscar mapear o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do igarapé do Cacau Pirêra; avaliar as águas superficiais da bacia a partir dos parâmetros de qualidade da água: Transparência, Turbidez, Temperatura, Condutividade Elétrica, Oxigênio dissolvido e Potencial hidrogeniônico-pH, identificar quais alterações ambientais presentes podem influenciam os parâmetros analisados da qualidade da água e mapear a distribuição espacial dos parâmetros da qualidade da água. Portanto, analisar variáveis que visam verificar os tipos de usos da terra, a situação da cobertura vegetal e alguns critérios que avaliam a integridade do recurso hídrico é de notável importância social, econômica e ambiental.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
RAMOS, Marcos Fabricio Leal; SILVA NETO, João Cândido André da. ANÁLISE DOS USOS DA TERRA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ DO CACAU PIRÊRA, IRANDUBA-AM.. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 33, p. 232-236, dez. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/4999>. Acesso em: 26 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.232.236.
Seção
Anais do Seminário de Projetos do Programa de Pós-graduação em Geografia -UFAM