O ABASTECIMENTO ENERGÉTICO EM CIDADES DA LINHA DO GASODUTO: GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA CALHA DO SOLIMÕES

  • Abraão Ferreira Zuza UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Paola Verri de Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal identificar como se dá o abastecimento energético nas cidades da linha do Gasoduto Coari-Manaus. Tendo como base que já se passaram um período considerável de tempo em relação ao inicio das obras, e que de acordo com o banco de dados da Agência Nacional de Energia elétrica-ANAEL as cidades da linha são abastecidas a partir do gás natural, instiga-nos a investigar as reais situações relacionadas ao abastecimento energético da região. Buscando de todo modo, compreender os aspectos econômicos, sociais e ambientais que estão embutidos em todo contexto atual de geração de energia. Além disso, busca se identificar os sujeitos e embates que estão envolvidos nessa dinâmica, tendo em vista, que a partir da sociedade capitalista se observa uma considerável desigualdade, sobretudo, no repartição dos benefícios extraídos a partir da exploração dos recursos naturais.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
ZUZA, Abraão Ferreira; SANTANA, Paola Verri de. O ABASTECIMENTO ENERGÉTICO EM CIDADES DA LINHA DO GASODUTO: GERAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA CALHA DO SOLIMÕES. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 33, p. 175-178, dez. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/4987>. Acesso em: 19 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.175.178.
Seção
Anais do Seminário de Projetos do Programa de Pós-graduação em Geografia -UFAM