DISPOSIÇÃO IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ – RR/ Irregular disposal of urban solid waste and its influences in public health in Mucajaí Municipality – RR.

  • Franciene Cruz da Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Márcia Teixeira Falcão Universidade Estadual de Roraima
  • Sandra Kariny Saldanha de Oliveira Universidade Estadual de Roraima
  • Renan Bruno Vieira do Vale Universidade Estadual de Roraima
  • Haroldo Scacabarossi Universidade Estadual de Roraima

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo demonstrar a influênciada disposição irregular dos resíduos sólidos urbanos no ambiente como consequência para o meio ambiente e a saúde da população da sede do município de Mucajaí/RR. A metodologia adotada se pautou em levantamento bibliográfico pertinente à temática e visitas in loco para verificar a situação na área de disposição final dos resíduos sólidos da cidade. Os resultados da pesquisa demonstraram que os resíduos sólidos urbanos produzidos e coletados são dispostos em uma área urbana da sede do município com características de lixão, que fica localizada a 1,6 km da sede do município, desencadeando riscos à saúde pública e uma possível contaminação do solo e da água, bem como a proliferação de vetores transmissores de doenças que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Diante disso, é necessário que o poder público, juntamente com a sociedade, adote medidas que possam mitigar a destinação correta para os resíduos sólidos urbanos da sede do município de Mucajaí/RR, pautadas na legislação abrangente de proteção ao meio ambiente quanto a especificidade que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Roraima 

##submission.authorWithAffiliation##
Docente do Deparatmento de Geografia da UERR
##submission.authorWithAffiliation##

Profa Dra do Curso de Biologia da Universidade Estadual de Roraima 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Roraima 

##submission.authorWithAffiliation##

Prof. Mestre do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima 

Publicado
2018-12-16
Como Citar
SILVA, Franciene Cruz da et al. DISPOSIÇÃO IRREGULAR DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS E SUAS INFLUÊNCIAS NA SAÚDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE MUCAJAÍ – RR/ Irregular disposal of urban solid waste and its influences in public health in Mucajaí Municipality – RR.. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 33, p. 111-125, dez. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/4822>. Acesso em: 18 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.111.125.
Seção
Artigos