AVALIAÇÃO DO IMPACTO SONORO DA TERMOELÉTRICA NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM/ Sound of impact assessment in urban area of the thermal city of Humaitá-AM

  • Fabiana Patrícia Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Miqueias Lima Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Amazonino Lemos de Castro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

A poluição sonora é, depois da poluição do ar e da água, o problema ambiental que afeta o maior número de pessoas. A usina termoelétrica que é responsável pela geração de eletricidade para o município de Humaitá encontra-se instalada área urbana do município. Em função da falta de planejamento urbano adequado, a termoelétrica fica instalada no centro da cidade, e no seu entorno é ocupado por área residencial. Objetivou-se então nesse trabalho avaliar o impacto sonoro no entorno da área da termoelétrica. Os resultados obtidos revelaram que de acordo com níveis estabelecidos pela legislação, na área avaliada o nível de ruído está cerca de 10 dB acima do aceitável, fazendo-se assim necessária uma ação dos órgãos responsáveis que vise o melhoramento da situação que os moradores da região são expostos.

Publicado
2018-12-16
Como Citar
SILVA, Fabiana Patrícia; DUARTE, Miqueias Lima; CASTRO, Amazonino Lemos de. AVALIAÇÃO DO IMPACTO SONORO DA TERMOELÉTRICA NA ÁREA URBANA DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM/ Sound of impact assessment in urban area of the thermal city of Humaitá-AM. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 33, p. 141-152, dez. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/4775>. Acesso em: 16 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.141.152.
Seção
Iniciação Científica