DE LÁ PARA CÁ: A MIGRAÇÃO EXPRESSIVA DO CAMPONÊS RIBEIRINHO PARA MANAUS, UMA REFLEXÃO/ From there to here: Expressive migration of the riparian peasant for Manaus, a reflection

  • Dalila da Silva Ufam
  • Amélia Regina Batista Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

Este artigo se configura em uma fragmentação da pesquisa de Mestrado, na qual buscamos relacionar o aspecto cultural da migração interestadual em Manaus, ressaltando a territorialidade deste sujeito migrante na cidade. Através do resgate de dados quantitativos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), podemos identificar que a migração do camponês ribeirinho, do interior do Estado do Amazonas, para Manaus, também é bastante significativa. Neste sentido, desenvolvemos este estudo buscando compreender este caboclo amazônico, que muitas vezes possui sua terra, possui seu meio financeiro de sobrevivência, no interior, mas decide mudar-se para a capital do Estado.


 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Estudante de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas.
Publicado
2018-03-23
Como Citar
DA SILVA, Dalila; NOGUEIRA, Amélia Regina Batista. DE LÁ PARA CÁ: A MIGRAÇÃO EXPRESSIVA DO CAMPONÊS RIBEIRINHO PARA MANAUS, UMA REFLEXÃO/ From there to here: Expressive migration of the riparian peasant for Manaus, a reflection. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 31, p. 54-67, mar. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/4379>. Acesso em: 25 maio 2018. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.31.54.67.